DestaquesMunicípios

Cidades de MS ficaram entre as mais quentes de todo o País nessa sexta-feira

Algumas cidades de Mato Grosso do Sul figuraram entre as mais quentes e a com a menor umidade relativa do ar durante a maior parte do dia dessa sexta-feira (22). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com base nas medições registradas até às 15 horas (DF).

Com relação as cidades que tiveram as maiores temperaturas, Porto Murtinho foi a mais quente de todo o País, com 41,3ºC, seguida por Água Clara, a segunda mais quente, com 41,2ºC. Cuiabá (MT) completa o pódio, na terceira posição, com 41,1ºC. Além dessas, de Mato Grosso do Sul também foram citadas Coxim, com 40,8ºC, Três Lagoas, 40,4ºC e Paranaíba, com 40,3ºC.

Já na lista das cidades brasileiras que tiveram os menores índices de umidade relativa do ar, Rio Brilhante ficou na segunda posição, com apenas 11%. Em primeiro lugar foi Espinosa (MG), com 7% e, em terceiro, Bom Jesus do Piauí (PI), com 13%. De acordo com o Inmet, quando esse nível cai para menos de 30%, os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.

Em Fátima do Sul, viralizou nas redes sociais a imagem de um painel eletrônico que mostra a temperatura da cidade em tempo real e que chegou a registrar a máxima de 43ºC durante a tarde de hoje, entretanto, o Inmet não confirmou essa temperatura até a publicação deste texto.

Cidades de MS ficaram entre as mais quentes de todo o País nessa sexta-feira

O que está acontecendo?

A meteorologia reforça que uma grande massa de ar seco e quente se expande e se intensifica sobre o Brasil. Esta massa de ar é associada a presença de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o interior do País.

O movimento de ar subsidente (de cima para baixo) causado pela alta pressão atmosférica inibe a formação e o crescimento de grandes nuvens e, com menos nuvens, menor é a ocorrência de chuva.

A onda de calor está ganhando força e a temperatura segue em elevação. O ar quente e seco predomina sobre o interior do Nordeste, no Tocantins, no Centro-Oeste e no Sudeste e também em grande parte do Paraná.

Temperatura entre 38°C e 41°C podem ocorrer em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no interior do Maranhão e do Piauí até a segunda-feira (25).

Saiba como se prevenir:

  • Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa;
  • Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia;
  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;
  • Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam;
  • Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira;
  • Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h;
  • Proteja-se ao máximo do sol