Casa da Saúde abre e volta atender população com horário especial no Albano Franco
A Casa da Saúde retomou o atendimento nesta quarta-feira (27) no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. Para prestar atendimento ágil e de qualidade à população, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) adequou o espaço onde foi montada uma estrutura com farmácia, guichês de atendimento e setor de distribuição de senhas para facilitar o atendimento e a dispensação de medicamentos.
Após a avaliação do antigo prédio – Escola Riachuelo – e constatada a inviabilidade de reforma, a Casa da Saúde precisou mudar de forma emergencial para o Centro de Convenções Albano Franco. Conforme a superintendente de Administração da SES, Josy Mariane Thaler Martini Rocha, a mudança de local já estava prevista para acontecer.
“Já estávamos procurando um novo local, mais adequado, para atendermos aos pacientes e alocarmos a nossa farmácia, mas tivemos que mudar de forma emergencial considerando o problema na estrutura física do antigo prédio. Como não tínhamos viabilidade para a reforma, viemos para o Albano Franco até que seja encontrado um local adequado e que consigamos organizar estruturalmente para os pacientes e farmácia da Casa da Saúde”.
Na Casa da Saúde são disponibilizados os medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica do SUS (Sistema Único de Saúde), rol específico definido pelo Ministério da Saúde, e de ação judicial. Por dia, a Casa da Saúde atende cerca de 350 a 400 pessoas e possui uma média de 25 mil pacientes cadastrados no componente especializado.
Devido a mudança de espaço, a Casa da Saúde atenderá em horário especial nos dias 27, 28 e 29 com a distribuição de senhas das 7 horas às 18 horas. A entrega de senhas de protocolo para pacientes novos será das 7h às 15h.
Para ajudar a população, a Casa da Saúde terá expediente especial para atendimento no próximo sábado (30), com a distribuição de senhas das 7 horas às 11 horas. E senhas para protocolo de pacientes novos das 7 horas até às 10 horas.
“Não atendemos na segunda e terça-feira para que pudéssemos adequar o espaço aqui do Albano Franco da melhor forma possível para atendermos os pacientes com a estrutura que é necessária, com os guichês de atendimento, com o local de espera, com a entrega das senhas, com as farmácias. Então a gente precisou desse tempo para organizar o espaço e aí estendemos o horário para que todos os pacientes que viriam na segunda e terça-feira pudessem ser atendidos da melhor forma possível em horário estendido para que possamos dar conta da demanda”, explicou a superintendente.
Já na próxima segunda-feira (2) de outubro, a Casa da Saúde retornará com o horário normal de atendimento das 7 horas às 16 horas, com entregas de senha para o atendimento das 7 horas às 15h30. Para atendimento de protocolo (primeiro cadastro) as senhas são distribuídas das 7 horas às 10 horas (manhã) e das 13 horas às 15 horas (tarde).
De maneira provisória a Casa da Saúde está atendendo no Centro de Convenções Albano Franco, localizado a avenida Mato Grosso, 5017 – Carandá Bosque, em Campo Grande.