Cartões de crédito foram as principais dívidas dos campo-grandenses em março
O cartão de crédito continua sendo a princípal dívida dos campo-grandenses, segundo apontou a mais recente Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgada nesta segunda-feira (04).
Dos entrevistados no estudo, 69,1% afirmaram terem pendências relacionadas aos cartões de crédito. Os carnês, com 19,3%, e o financiamento da casa própria, com 14,7%, são outras contas que comprometem a renda das famílias.
Sobre isso, a pesquisa mostrou que o índice de famílias campo-grandenses endividadas se manteve praticamente estável no mês de março, com ligeira alta, de 62,4% em fevereiro para 62,7%.
A maioria dos entrevistados (51,9%) também disse não ter pessoas endividadas em suas casas.
São caracterizadas como pessoas endividadas aqueles que têm contas como cartões de crédito, carnês de lojas, cheques pré-datados, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.
Por outro lado, o índice das que relataram ter contas em atraso caiu de 31,1% para 30% e as pessoas que informaram não ter condições para pagar as suas contas passou de 13,3% para 13%.
“Desde novembro o indicador de inadimplência vem cedendo, com a melhora progressiva da economia, mas ainda é um ritmo lento e há fatores que impactam nesses resultados, como a inflação que impacta no orçamento das famílias”, avalia Edison Araújo, presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul).
Você pode conferir a pesquisa na íntegra clicando aqui.