Carnaval: foliões não poderão levar garrafas de vidro e nem gelo para os blocos
Para evitar acidentes durante o Carnaval, os foliões estarão proibidos de levarem para os desfiles dos blocos de rua objetos de vidro, como copos e garrafas, e até mesmo pedras de gelo. A informação foi dita nesta quinta-feira (09) pelo comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar, coronel Emerson de Almeida Vicente.
De acordo com a fala dele, em coletiva de imprensa, a medida adotada é de caráter preventivo. “Infelizmente nem todas as pessoas vão para o Carnaval para se divertir e nós temos que nos adiantar e fazer o possível para evitar os riscos à integridade de todos”, pontuou.
Se o folião for flagrado com algum destes objetos, ele deverá fazer o descarte, caso contrário será impedido de entrar na área do bloco. “Se tiver o folião trazendo uma garrafa ou gelo, que são materiais que a gente já tá colocando como proibido, ele será orientado a retornar e fazer o descarte para poder ter acesso ao ambiente do evento”, detalhou o coronel.
Pelo cronograma divulgado, os desfiles dos blocos começarão na sexta-feira (10), com o Bloco das Sereias na Praça dos Imigrantes, das 16 às 22 horas. No dia seguinte serão dois blocos, o das Capivaras, que será em frente ao conhecido Bar do Zé, das 09 às 14 horas, e do Calcinha Molhada, na Praça Aquidauana, das 13 às 22 horas.
Para garantir a segurança de todos, uma força-tarefa será colocada em prática nas ruas do entorno destes locais envolvendo guardas de trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Policia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
No caso do bloco Calcinha Molhada, a expectativa da organização é que pelo menos cinco mil pessoas prestigiem a folia. Segundo o comandante do CPM, uma área foi delimitada com isolamento na Praça Aquidauana.
“O acesso dos foliões se dará pela Rua Dom Aquino, não sendo permitido pelo cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com a Avenida Ernesto Geisel, onde será montado um ponto de bloqueio com gradil e agentes de segurança”, explicou o coronel.
Na outra extremidade da rua Barão do Rio Branco serão colocados tapumes para isolar a praça dos acesos à Avenida Calógeras e Avenida Noroeste. “Haverá uma equipe de seguranças particular que foi contratada pela organização do bloco e que deverá fazer a primeira intervenção, com buscas no acesso da praça, na Dom Aquino, visando manter um local com segurança para o folião”.
O Coronel Almeida também garantiu que será feita a fiscalização nos comércios e vendedores ambulantes que estarão nas proximidades das áreas por onde os blocos passarão para coibir a venda de produtos ilícitos para menores de idade, como bebidas alcoólicas, e de drogas.
“Somente serão permitidos nos locais os ambulantes credenciados pela Secretaria de Turismo de Campo Grande. Teremos barreiras físicas da Semadur para impedir a entrada daqueles que não estão cadastrados. Os fiscais da Prefeitura também estarão fazendo a fiscalização tanto na questão da venda para menores de idade e também quanto ao horário de fechamento no término do evento”.
Com relação as drogas, o comandante reforçou que essa é sempre uma preocupação da Polícia Militar em todos os Carnavais e o policiamento será feito para o combate. “Estaremos verificando quem está fazendo a venda do entorpecente, seja dentro do bloco ou nas áreas ao redor. Essa é uma postura da qual a PM não abre mão”, frisou.
Por fim, o coronel orientou aos foliões para que priorizem o uso de transporte público ou por aplicativos para evitar acidentes de trânsito. “Essa recomendação é para que os foliões evitem dirigir sob efeito de álcool e optem por usar motoristas de aplicativos ou ônibus, garantindo a segurança de todos”, finalizou.
Veja um trecho da coletiva de imprensa: