Capitão ou Coronel? Quem será o candidato do PSL em 2020
Capitão Contar e Coronel David são, até segunda ordem, as opções do PSL para uma eventual candidatura à Prefeitura Municipal de Campo Grande. No sábado (06), acontece na Câmara Municipal um ato de filiação da agremiação, que planeja construir também uma chapa forte para obter o maior número possível de cadeiras no legislativo municipal. O evento será o primeiro contato direto da Comissão Provisória do Diretório Municipal com os demais filiados.
O partido, que ganhou notoriedade nas últimas eleições graças ao presidente da República Jair Bolsonaro, não vive em Mato Grosso do Sul a sua melhor fase. Comandado provisoriamente pela senadora Soraya Thronicke, existe uma divisão interna no diretório estadual entre os membros que vestem à camisa de Soraya e contra aqueles que jogam no time comandado pelo deputado estadual Coronel David.
Nos últimos dias, os dois grupos trocaram farpas via imprensa. Primeiro, surgiu o boato de que Soraya e o deputado estadual Capitão Contar, que está como presidente da Comissão Provisória do Diretório Municipal do PSL/Campo Grande, não teriam convidado Coronel David e seus aliados para participarem do ato de filiação do próximo sábado. Nesta terça-feira (02), a assessoria do PSL divulgou uma nota negando tal informação e tentando demonstrar que está tudo bem lá dentro.
Pequeno demais para os dois
Dos dois postulantes, Contar é o favorito à indicação para enfrentar o atual prefeito Marcos Trad (PSD), que já trabalha focado na sua reeleição. Oficialmente, o parlamentar, que foi o mais votado em 2018 com incríveis 78.390 votos, não confirma o interesse publicamente e vem garantindo que está focado apenas no seu mandato. Ele tem o apoio total da senadora Soraya Thronicke, que não aceitaria outro nome.
Já Coronel David é reconhecido por ser um dos responsáveis pelo fortalecimento do PSL no Estado, além de ser amigo pessoal do presidente Jair Bolsonaro. Pesa ao seu favor o fato de já ter o nome conhecido nas periferias campo-grandenses, e isso contribui muito na hora do pleito. Ao contrário do Capitão, o Coronel tem dedicado o seu mandato legislativo em maior parte para atender as necessidades da Capital.
Na semana passada, o vice-governador e presidente estadual do DEM, Murilo Zauith, comentou em um evento partidário que está dialogando com David para que deixe a sigla quando a janela política for aberta no próximo ano. Se isso vier à acontecer, o deputado será o candidato do DEM à Prefeitura de Campo Grande e poderá enfrentar o Capitão num embate direto.