Campo Grande pode sediar etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude
A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 2020 pode acontecer em Campo Grande. Nesta semana, técnicos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estão visitando ginásios, estádios e centros esportivos da cidade para conferir a situação e dar um parecer. Nesta quarta-feira (04), o grupo esteve reunido com o prefeito Marcos Trad para tratar do assunto.
Para o gestor, sediar um evento deste nível seria um grande benefício para a Capital. “Com a vinda dos Jogos Escolares Brasileiros nós receberíamos sete mil pessoas, o que seria muito bom para nossa rede de hotéis, restaurantes e comércio em geral”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.
Recentemente, Campo Grande teve inaugurada a primeira pista de atletismo olímpica de Mato Grosso do Sul, localizada no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho. Para completar o quadro, atualmente o Ginásio Guanandizão está em reforma. O local receberá uma etapa da Liga das Nações de Vôlei, com jogos da seleção brasileira principal.
De acordo com o gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, dentre os critérios para sediar o evento estão garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, cessão dos locais de competição, que é composta por 10 ginásios, uma piscina olímpica e uma pista de atletismo, além do centro de convenções, e ainda disponibilidade de leitos da rede hoteleira e de meios de transporte para deslocamento interno.
Os Jogos Escolares da Juventude envolvem cerca de sete mil pessoas e dura 15 dias, com mais de R$ 35 milhões injetados de forma direta na economia local. Na rede hoteleira, a expectativa é de aproximadamente 40 mil diárias realizadas. Em Blumenau-SC, no ano passado, o Centro de Convivência dos Jogos serviu quase 90 mil refeições a cerca de sete mil credenciados.
A etapa nacional ocorre anualmente em novembro, reunindo alunos-atletas de 12 a 17 anos de todas as unidades federativas do país. As modalidades participantes são: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, luta olímpica/wrestling e xadrez.
O Comitê já visitou o Centro Municipal de Treinamento Esportivo (CEMTE) e o Centro de Exposições Albano Franco. Nos próximos dias, a equipe estará no Centro de Formação de Atletas: Professora Rose Rocha (Cefat), Ginásio Moreninho, Rádio Clube Campo, Funlec, Colégio Dom Bosco, entre outros locais.