CapitalDestaquesSaúde

Campo Grande adianta cronograma de vacinação de idosos contra Covid-19

A partir desta quarta-feira (03) pessoas com idade igual e superior aos 94 anos já poderão ser imunizadas contra o novo coronavírus em Campo Grande. A alteração no cronograma foi tomada pela própria Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) para acelerar o processo de vacinação diante do anúncio do envio de novas doses de vacina para o Estado e, consequentemente, para a Capital.

A campanha de vacinação do público idoso começou na segunda-feira (1º) em Campo Grande, atendendo inicialmente pessoas com 99 anos ou mais. Até então, a ação iria imunizar de forma regressiva, ou seja, aumentando diariamente a idade limite para a vacina. Nesta terça-feira, (02), idosos a partir dos 98 anos estão autorizados a serem vacinados.

A expectativa da Sesau era atingir o todo o primeiro público-alvo, acima dos 80 anos, até o dia 27 de fevereiro. Ao todo, Campo Grande possuí pelo menos 18 mil pessoas dentro desta faixa-etária e havia recebido apenas 3,6 mil doses. Agora, com a chegada de novas doses da vacina, este cronograma foi adiantado.

Com a mudança, já a partir desta quarta-feira (03) a população com idade igual ou superior aos 94 anos poderão procurar as 18 unidades de saúde para receberem o imunobiológico. Na quinta (04), os idosos a partir dos 92 anos e, na sexta (05), aqueles que tenham no mínimo 90 anos.

No sábado (06), as unidades de saúde também estarão abertas para concluir a vacinação nos idosos com idade a partir dos 90 anos.

O atendimento é por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento, porém a recomendação é de que os idosos façam o cadastro no site vacina.campogrande.ms.gov.br para agilizar o processo de identificação no dia da vacinação.

“Com a garantia de recebimento dessas doses, conseguimos adiantar também o cronograma para que tenhamos um quantitativo maior de idosos imunizados e em um período de tempo menor. Assim o público imunizado será bem maior do que o inicialmente planejado”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

A partir da próxima semana, as vacinas estarão disponíveis nas 55 unidades de saúde descritas no plano municipal de vacinação, e o calendário, que iria até o final do mês, será adiantado.

Na próxima segunda-feira (08) serão vacinados os idosos a partir dos 88 anos, já os que têm idade a partir dos 86 anos estarão autorizados na terça (09), com mais de 84 anos na quarta (10). Na quinta-feira (11) será feita a aplicação das doses nas pessoas com mais de 82 anos, na sexta (12) os que têm mais de 80 anos.

Drive-Thru 

A partir dessa quarta-feira (03) também passará a funcionar um novo ponto de vacinação de idosos e que será no sistema de Drive-Thru no Parque Ayrton Senna.

Para a vacinação no Drive-thru é necessário que o idoso já tenha o cadastro prévio no site vacina.campogrande.ms.gov.br. Até o momento, 278 pessoas estão aptas para tomarem a primeira dose no local e receberão contato telefônico da equipe da secretaria municipal de saúde. 

O Drive funcionará de segunda à sábado, das 13h às 17h, mesmo horário dos demais pontos de aplicação das vacinas. Para atender no local, foram destacados aproximadamente 30 profissionais que estarão responsáveis pela aplicação das doses, orientação da população, manutenção e higiene do local e segurança. 

Idosos acamados

Começou nesta terça-feira (2) a vacinação domiciliar em pacientes acamados. Neste primeiro momento, a estimativa é imunizar 1.147 pessoas acamadas com mais de 80 anos e que estão cadastradas previamente e que são acompanhadas pelas equipes das unidades de saúde.

A vacinação deste público ocorrerá de maneira simultânea, porém cada unidade estabelecerá um cronograma com horários específicos, considerando o número de pacientes e capacidade logística, assim como acontece em outras campanhas de vacinação, como as da gripe, por exemplo.

As equipes volantes da Sesau irão percorrer casa a casa vacinando os idosos. O transporte destes servidores contará com o apoio da Câmara Municipal, que cedeu veículos e motoristas para auxiliar no trabalho.

Caso o paciente acamado não seja cadastrado, a orientação é de que o familiar formalize o pedido na unidade de saúde de referência, ou seja, a mais próxima da sua residência, fornecendo o nome, endereço completo e telefone do paciente. É necessário estar munido do documento pessoal no ato da solicitação. É importante também manter os dados atualizados para facilitar o contato.

São consideradas idosas acamadas as pessoas com mais de 60 anos que necessitam de cuidados de saúde dentro de sua residência e que estão impossibilitadas de se deslocar até uma unidade de saúde.

Deixe um comentário