Campanha eleitoral começa nesta terça-feira; confira a agenda dos candidatos ao Governo de MS
A campanha eleitoral começa, de forma oficial, nesta terça-feira (16). A partir de então todos os candidatos passam a estar liberados para pedir o voto em seu favor. Em Mato Grosso do Sul, até às 19 horas desta segunda (15) o site de registro de contas eleitorais (Divulgacand) registrava oito candidatos ao Governo do Estado, seis ao Senado Federal, 160 para deputado federal e 393 para deputado estadual.
De acordo com o calendário eleitoral, o período da propaganda termina em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 2 de outubro. Em 26 de agosto, tem início o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que vai até 30 de setembro para os candidatos que concorrem ao primeiro turno. O segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês, caso nenhum candidato alcance maioria absoluta dos votos válidos na primeira votação, conforme estabelece o artigo 77 da Constituição.
De acordo com as regras, ninguém poderá impedir a propaganda eleitoral nem inutilizar, alterar ou perturbar os meios lícitos nela empregados, bem como realizar propaganda eleitoral vedada por lei ou por resoluções da Justiça Eleitoral. A legislação estabelece que a realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, não depende de licença da polícia. O candidato, partido político, federação ou coligação que promover o ato fará a devida comunicação à autoridade policial com, no mínimo, 24 horas de antecedência.
Neste primeiro dia de campanha aberta, os candidatos ao Governo do Estado em Mato Grosso do Sul reservaram em sua agenda gravações de programas televisivos de propaganda eleitoral, além de entrevistas à imprensa e reuniões com eleitores.
Agenda dos candidatos ao Governo de MS desta terça-feira (16)
Eduardo Riedel (PSDB) faz durante a manhã gravação de programas, depois, das 12 às 15 horas, concede entrevista e no final da tarde, das 16h às 21h, tem agendas com coordenação de campanha em Campo Grande.
Rose Modesto (União Brasil) vai estar reunida com lideranças em Campo Grande e também grava programa eleitoral.
André Puccinelli (MDB) realiza reuniões internas, dará entrevista e vai visitar uma empresa em Campo Grande. A agenda ainda reserva horário para gravações externas e reunião com reitores da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
Marquinhos Trad (PSD) estará participando de reuniões nas regiões do Prosa, Segredo, Anhanduizinho e Imbirussu.
Giselle Marques (PT) estará em Mundo Novo, onde participa de homenagem à Dorcelina Folador, ex-prefeita da cidade assassinada em 1999 na varanda de sua casa.
Adonis Marcos (Psol) também estará no interior, com lideranças em Aquidauana, depois retorna à Capital para gravar o material de campanha e se reúne com equipe de planejamento. À noite participa de encontro com apoiadores na região do Anhanduizinho.
Renan Contar (PRTB) e Magno Souza (PCO) não enviaram a agenda até a publicação deste texto.