DestaquesTrânsito

Caminhoneiro que provocou acidente e matou motociclista na Capital confessa que “avançou cruzamento sem olhar”

Foi ouvido nesta quinta-feira (22) na 4ª Delegacia de Polícia Civil o caminhoneiro responsável pelo acidente de trânsito que matou o motociclista Osmar Aparecido de Oliveira Santana, de 28 anos. A batida aconteeu no dia 19 de dezembro no cruzamento da Avenida Salgado Filho com a Rua Thomás Edson, no bairro Jardim Paulista, em Campo Grande.

De acordo com as informações do delegado responsável pelo caso, Christian Duarte Mollinedo, o condutor deverá responder por homicídio culposo e evasão do local. Como o período para o flagrande já expirou, o suspeito prestou depoimento e foi liberado para aguardar a conclusão do inquérito em liberdade.

Ainda segundo o delegado, na sua defesa o motorista explicou que estava transportando uma carga pela avenida quando avançou o cruzamento sem parar. “Aproveitando o embalo do veículo”, disse o investigador. “O motorista disse parou um pouco mais para frente e voltou, a pé, para ver o que tinha acontecido e, em seguida, fugiu do local”, complementou.

Durante os últimos dias, o caminhão envolvido no acidente ficou escondido em um terreno próximo da casa do motorista. O veículo já foi localizado e apreendido pela polícia para ser períciado. O caminhoneiro também informou que chegou a procurar por um advogado para se apresentar, mas acreditou que não seria identificado e permaneceu escondido.

Somente após o compartilhamento de sua imagem mais detalhada é que ele decidiu se apresentar. Sobre a prisão preventiva dele, o delegado pontuou que o condutor tem residência fixa, não possui antecedentes e não deverá ter o pedido de prisão por agora. “Ele cometeu um crime culposo. Foi ouvido e liberado”, finalizou o responsável pelo caso.

A polícia precisou escoltar o motorista na hora de deixar a sede da delegacia, já que a família e amigos da vítima estavam do lado de fora e faziam ameaças contra a integridade do suspeito. O caso segue em investigação e a polícia agora deverá aguardar pelo laudo pericial para o parecer final e a conclusão do inquérito.

O caso

Caminhoneiro que provocou acidente e matou motociclista na Capital confessa que "avançou cruzamento sem olhar"
Motociclista pode ser visto descendo a avenida no momento em que o caminhão avança o cruzamento (Foto: Reprodução/Vídeo)

A batida aconteceu no cruzamento da Avenida Salgado Fiho com a Rua Thomás Edson, no bairro Jardim Paulista. Uma câmera de vídeomonitoramento flagrou a dinâmica.

Pelas cenas, é possível ver o momento em que o motorista do caminhão, que seguia pela Rua Thomás Edson, avança o cruzamento desrespeitando a sinalização de parada obrigatória, já que a avenida é a preferencial.

O caminhão não está em uma velocidade considerada alta, conforme apontou a polícia, no entanto, ele provocou o acidente ao entrar na frente do motociclista, que tenta parar e desviar, mas acaba caíndo e parando debaixo do veículo, sendo atropelado.

A vítima foi identificada como sendo Osmar Aparecido de Oliveira Santana. Testemunhas acionaram o Corpo de Bombeiro, mas ele não resistiu e morreu ainda no local.

O caminhoneiro não retornou e também não procurou a polícia para se apresentar pelo acidente. O responsável deverá responder por homicídio culposo na direção de veículo automotor.

Deixe um comentário