Botafogo é campeão da Copa Libertadores da América ao derrotar o Atlético-MG por 3 a 1
O Botafogo foi campeão da Copa Libertadores da América de 2024 neste sábado (30) ao bater o Atlético-MG por 3 a 1 no jogo único da grande final, realizado no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, capital da Argentina.
Os gols foram de Luiz Henrique, Júnior Santos e Alex Telles para o Glorioso, que jogou o os dois tempos com um homem a menos, pois Gregore foi expulso ainda aos 40 segundos de bola rolando. Vargas diminuiu para o Galo.
Esse foi a primeira vez que o Botafogo ganhou a competição mais importante do continente, e era também o último dos chamados 12 grandes do futebol brasileiro a levantar o troféu. Agora, o Glorioso irá disputar a Copa do Mundo de Clubes no próximo ano, ao lado do Palmeiras, Flamengo e do Fluminense.
Além de conquistar o troféu, o Botafogo faturou uma quantia significativa em prêmios pela campanha na competição. Pela vitória na final, o clube carioca recebeu 23 milhões de dólares (aproximadamente R$ 137 milhões). No total, embolsou 33,34 milhões de dólares (cerca de R$ 193 milhões), somando as premiações ao longo da competição.
Agora, o Atlético-MG volta a atenção para o Campeonato Brasileiro, e enfrenta o Vasco, na próxima quarta-feira (4), em São Januário pela 37ª rodada, em um duelo direto na tabela. A bola rola a partir das 17h (de Brasília). O Galo é o atual 10º colocado com 44 pontos. Já o Botafogo enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, às 19h30 (de Brasília), para defender a liderança e com chances de confirmar o título nacional.