DestaquesEntretenimentoMunicípios

Barco que levaria Eduardo Costa ao Pantanal encalha no Rio Paraguai

A situação do rio Paraguai, no Pantanal sul-mato-grossense é cada vez mais crítica. O nível de água está muito baixo e na última medição, feita quinta-feira (17), estava em 0,27 centímetros, enquanto no mesmo período do ano passado, marcava 3 metros.

Um exemplo das consequências do baixo nível de água é o que aconteceu com a embarcação que levaria o cantor Eduardo Costa e outras pessoas para um passeio pelo Pantanal de Mato Grosso do Sul. “Estou em Corumbá para gravar o DVD Eduardo Costa no Pantanal. Infelizmente o barco que eu ia gravar teve um problema. Ele encalhou, infelizmente”, disse o sertanejo nas redes sociais.

O passeio começaria na quinta-feira, mas o barco encalhou à tarde, logo após o abastecimento, possivelmente em um banco de areia, em um trecho onde há também muitas pedras, segundo quem navega na região.

https://www.instagram.com/p/CFQy7YIp7UV/

O dono da embarcação, Luís Roberto Barreto Sakamiti, disse que nunca tinha visto um cenário como este no rio, em 30 anos de trabalho com turismo na região.

Um empurrador e outros dois barcos tentaram desencalhar a embarcação maior. O trabalho deve continuar hoje.

O barco encalhado tem três pavimentos, 10 suítes, sala de leitura, academia de ginástica e tem capacidade para 15 tripulantes e 20 passageiros.

Barco encalhado no rio Paraguai — Foto: Cristiano Gomes/TV Morena
Barco encalhado no rio Paraguai — Foto: Cristiano Gomes/TV Morena

Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que monitora o nível do rio há 26 anos, o rio Paraguai está no menor nível da história. A falta de chuva contribui para este cenário. Sem a cheia, os campos pantaneiros não alagaram e a vegetação aquática secou e virou combustível para as chamas.

O Pantanal não vê uma se seca assim, tão severa há mais de 50 anos, segundo os pesquisadores da Embrapa Pantanal. E para quem navega por aqui a atenção precisa ser redobrada para não acabar batendo em bacos de areia e pedras pelo caminho.

Rio Paraguai atinge menor nível de sua história. — Foto: Lucas Lelis/TV Morena
Rio Paraguai atinge menor nível de sua história. — Foto: Lucas Lelis/TV Morena

*Por G1 MS

Deixe um comentário