DestaquesPolítica

Barbosinha e Gerson Claro irão se revezar no comando do Governo nas férias de Riedel

Durante os últimos seis dias de 2023 e também no primeiro dia de 2024, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul terá o presidente da Assembleia Legislativa (ALMES), deputado estadual Gerson Claro (PP), como chefe maior.

Isso porque o titular do cargo, governador Eduardo Riedel (PSDB) vai sair de férias e só retorna às funções no dia 15 de janeiro de 2024. Durante esse período, o político poderá deixar as fronteiras de Mato Grosso do Sul e do Brasil sem autorização legislativa.

De acordo com a hierarquia administrativa, quem deveria assumir é o vice José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP). Entretanto, segundo as informações de um Projeto de Decreto Legislativo apresentado hoje (08), ele também irá se ausentar do Estado entre os dias 26 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024.

Por tanto, nesse primeiro momento das férias de Eduardo Riedel, quem comandará o Governo de Mato Grosso do Sul será o presidente da ALEMS, Gerson Claro. Quando Barbosinha retornar, no dia 02 de janeiro, passa a ocupar o posto até o fim das férias do governador.

PDL 28/2023, de autoria da Mesa Diretora, autoriza o governador Eduardo Riedel a licenciar-se do exercício de suas funções, a título de recesso. A matéria cita a competência privativa do Parlamento em apreciar o pedido de licença formulado pelo governador do Estado, nessa situação, observa as disposições contidas no artigo 269 do Regimento Interno da ALEMS.