Ator Tarcísio Meira morre aos 85 anos em decorrência da Covid-19
O ator Tarcísio Meira morreu de Covid-19 em São Paulo, aos 85 anos, na manhã desta quinta-feira (12). Ele estava internado no hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, em tratamento contra a doença.
Ele e sua esposa, a atriz Glória Menezes, de 86 anos, deram entrada no hospital na última sexta-feira (6) no hospital. O artista chegou a ser intubado na UTI e fazer hemodiálise contínua.
De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, a atriz está se recuperando bem e recebe auxílio de oxigênio via nasal. Ela está internada em um apartamento.
Ambos receberam a 2ª dose da vacina contra Covid em março deste ano, na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo.
Carreira
Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho, ou simplesmente Tarcísio Meira, nasceu em São Paulo (SP) no dia 5 de outubro de 1935. Estreou no teatro em 1957, na peça A Hora Marcada e, em 1959, já brilhava em O Soldado Tanaka, convidado por Sérgio Cardoso.
A estreia na televisão foi em Noites Brancas, um teleteatro da TV Tupi, dirigido por Geraldo Vietri em 1959. Em outro teleteatro da mesma emissora, Uma Pires Camargo, em 1961, contracenou pela primeira vez com Glória Menezes, com quem casaria pouco tempo depois.
Foi o primeiro grande galã das telenovelas brasileiras ao encabeçar a primeira novela diária do país, 2-5499 Ocupado (1963), na Excelsior, mais uma vez ao lado de Glória Menezes.
Estreou na Globo em 1967, na novela Sangue e Areia, e desde então atuou em mais de 60 trabalhos entre telenovelas, minisséries e seriados. Entre os principais trabalhos estão: Irmãos Coragem (1970), Saramandaia (1976), Guerra dos Sexos (1983), Roque Santeiro (1985), Tarcísio & Glória (1988), Tieta (1989), Fera Ferida (1993), O Rei do Gado (1996), O Beijo do Vampiro (2002), Senhora do Destino (2004), Velho Chico (2016) e o último papel foi em Orgulho e Paixão (2018).
No cinema, Tarcísio Meira fez Casinha Pequenina (1963), ao lado de Mazzaropi; Máscara da Traição, As Confissões de Frei Abóbora, Independência ou Morte, Missão: Matar, O Marginal, República dos Assassinos, Eu Te Amo e Não se Preocupe, nada Vai Dar Certo!, A Idade da Terra, e Eu.
Recebeu vários prêmios, entre eles o Troféu Imprensa de melhor ator, o APCA de melhor ator oferecido pela Associação Paulista de Críticos de Arte e o Contigo! de TV,
Tarcísio e Glória são casados há quase 60 anos e deixam o filho e também ator Tarcísio Filho, além dos enteados João Paulo e Maria Amélia, filhos do primeiro casamento de Glória.
O casal se aposentou dos palcos no ano passado, após a Globo não renovar o contrato deles, após 60 anos de carreira na emissora. Desde então, os dois residiam numa fazenda no interior de São Paulo.