Arquidiocese de Campo Grande terá ministério para ‘ouvir o próximo’
Será lançada no domingo (1º) a Campanha da Fraternidade (CF 2020) da Igreja Católica. A celebração acontecerá no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, na região do bairro São Francisco, a partir das 09 horas. De acordo com a Arquidiocese de Campo Grande, são esperadas pelo menos cinco mil pessoas na missa.
O tema para esse ano é ““Fraternidade e vida: Dom e Compromisso” e traz como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, que foi inspirada na parábola do bom samaritano do Evangelho de São Lucas. (clique aqui para ler). O cartaz da ação traz a imagem de Irmã Dulce, que foi canonizada no ano passado e se tornou Santa Dulce dos Pobres.
Conforme a Bíblia Sagrada, Jesus Cristo é questionado por um homem sobre quem é o seu próximo e responde narrando a parábola de um homem que foi assaltado e jogado às margens de uma estrada sendo resgatado por um bom samaritano (estrangeiro), após outras duas pessoas (um sacerdote e um levita) o ignorarem.
De acordo com o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, nesta quarta-feira (26) teve início para os católicos o período da quaresma, que é um tempo de reflexão e oração. Sobre a CF 2020, ele afirmou que serão reforçadas as ações iniciadas em 2018 e que pretende criar o Ministério da Escuta para atuar na prevenção ao suicídio.
O novo ministério consiste em um espaço físico para que ministros voluntários possam ouvir aqueles que estão próximos de comerem o suicídio, de mulheres que ameaçam fazer o aborto e até de casais que estão para se divorciarem.
Para tal, um curso à distância (EAD) está sendo preparado pela igreja para ser oferecido aos voluntários. O novo ministério é um ato concreto da CF e não tem data para entrar em funcionamento.