DestaquesGeral

Após passagem de onda de calor histórica, MS entra em alerta para vendaval e tempestade

A histórica onda de calor finalmente deixou o Mato Grosso do Sul e a tendência para os próximos dias é de que as temperaturas voltem aos padrões normais para a estação do ano. Por agora, o Estado está em alerta para um vendaval.

Segundo a meteorologia, uma frente fria avança sobre o Sul do País ao longo dessa semana e traz o vento frio para o Centro-Oeste. O enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica permite a formação de nuvens carregadas de sobre Mato Grosso do Sul.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados ventos variando entre 40 km/h a 60 km/h. O aviso está classificado na cor amarela, que representa Perigo Potencial e é válido até às 10 horas de quinta-feira (28).

Ao todo, são 32 cidades na área de alerta:

Água Clara Figueirão
Alcinópolis Inocência
Anaurilândia Jaraguari
Aparecida do Taboado Nova Andradina
Aquidauana Paraíso das Águas
Bandeirantes Paranaíba
Bataguassu Pedro Gomes
Batayporã Ribas do Rio Pardo
Brasilândia Rio Negro
Camapuã Rio Verde de Mato Grosso
Campo Grande Rochedo
Cassilândia Santa Rita do Pardo
Chapadão do Sul São Gabriel do Oeste
Corguinho Selvíria
Corumbá Sonora
Costa Rica Terenos
Coxim Três Lagoas

Além desse, há também um segundo alerta para tempestade, que abrange apenas as cidades de Paranaíba e Costa Rica. Segundo a previsão, são esperadas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h e até queda de granizo. O alerta é de Perigo Potencial, sendo válido até às 10 horas de quinta-feira.