DestaquesMunicípios

Após chuvas intensas e cheias dos rios, Bonito ainda tem mais de 15 atrativos turísticos interditados

Atingida por chuvas intensas ao longo dos últimos dias e também sofrendo os impactos das cheias dos dois principais rios que cortam a cidade, Bonito tem mais de 15 pontos turísticos interditados nesta quarta-feira (1º). O prejuízo ao setor, que é a maior fonte de renda local, chega a R$ 1 milhão.

De acordo com a Prefeitura de Bonito, o maior volume de chuva registrado aconteceu na última sexta-feira (24), quando apenas no período matutino, das 07 às 12 horas, foram 173 milímetros acumulados. Já naquela semana a cidade tinha alguns dos seus principais atrativos turísticos interditado devido a chuvas anteriores, além de problemas em estradas e pontes vicinais.

Para ter uma noção da água acumulada, somente nos meses de janeiro e fevereiro destse ano a região sudoeste de Mato Grosso do Sul, em especial nas proximidades de Bonito, registrou 396,1 milímetros de chuva, segundo meteorologistas da Climatempo. Toda essa chuva fez os rios transbordarem ou pelo menos subir de nível, ficando impossibilitado para o banho, por exemplo.

Um dos locais mais afetados foi o aclamado Balneário Municipal de Bonito, bem como os demais atrativos banhados pelos Rios Formoso e Mimoso, e que continuam fechados até a manhã desta quarta-feira. Uma régua instalada mostra que o Formoso ainda está mais de 20 cm acima do nível normal.

Segundo a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, o nível normal do rio no local onde a régua está instalada é entre 120 e 125 cm, mas ainda segue em 148 cm. Para que os atrativossejam abertoso nível deve ser de no máximo 130 cm. Dessa forma, não é possível afirmar quando os locais serão liberados novamente.

Após chuvas intensas e cheias dos rios, Bonito ainda tem mais de 15 atrativos turísticos interditados
Régua mostra o nível em que está o rio (Foto: Prefeitura de Bonito)

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), afirmou que os turistas que tiveram os passeios impactados pelo temporal serão ressarcidos. “Estamos fazendo um levantamento exato desse prejuízo. Os rios estão baixando, os turistas com certeza serão ressarcidos com outras datas e outros trajetos”, comentou ele em entrevista ao telejornal Bom Dia MS, da TV Morena, nesta manhã.

Ainda em sua fala, o gestor disse está sendo produzido um relatório junto com o Imasul, Defesa Civil e secretaria de Meio Ambiente sobre a situação da cidade atul. “Um decreto de emergência deve sair para pedir ajuda ao Goveno do Estado”, afirmou.

Durante as chuvas, foi necessário até mesmo remover famílias das áreas de risco. “Desde o início da semana parte dos nossos maquinários estão no Distrito Águas do Miranda, ajudando na remoção das famílias das áreas de alagamento do Rio Miranda, mas assim que o trabalho terminar lá, já dei ordem para que iniciam imediatamente a recuperação das estradas, porque além dos caminhões, temos o transporte escolar”, completou o prefeito.

Além do Balneário Municipal, seguem fechados os atrativos:

Bosque das Águas (27 a 03/03)
Estrela do Formoso (Interditado até semana que vem)
Ceita Corê (operando porém com as águas turvas)
Estância Mimosa
Parque das Cachoeiras (Interditado até dia 15/03)
Porto da Ilha (01 e 02)
Recanto das Águas (Interditado até dia 03/03)
Ilha Bonita
Balneário do Sol
Parque Ecológico Rio Formoso (Folga coletiva, irá avaliar no dia 02/03)
Refúgio da Barra (Interditado até dia 02)
Balneário Municipal
Cabanas Boia Cross
Rio sucuri
Praia da figueira (flutuação)
Rio do peixe

Atrativos Abertos:

*Grutas:
Grutas do Lago Azul
Grutas de São Miguel
Grutas Catedral
*Cachoeiras:
Ceita Corê
Mimosa(02/03)
Boca da Onça
Serra da Bodoquena
*Aventura:
Abismo Anhumas
Arvorismo Cabanas
Recanto do Peão
Bio Park
Buraco das Araras
*Balneários:
Praia da Figueira
*Flutuações:
Nascente Azul
Barra do Sucuri
Aquário Natural
Rio da Prata