Advogado indígena de MS é nomeado secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas
Mais um representante da política sul-mato-grossense foi nomeado para trabalhar no Governo do presidente Lula. Luiz Eloy Terena é o novo secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, pasta chefiada pela ministra Sônia Guajajara.
Eloy é advogado e fez parte do Grupo de Transição entre os governos Bolsonaro e Lula, na época, chegou a ser cotado para a titularidade do próprio ministério, que será responsável por tratar das questões de demarcações de terras indígenas.
“Aceito com muita honra esta missão e ciente dos desafios. Vamos trabalhar incansavelmente na articulação e promoção dos direitos dos povos indígenas. Gratidão”, destacou o lider indígena pelas redes sociais.
Pela equipe da Transição, ele entregou um levantamento com alertas e prioridades dos povos originários ao presidente Lula. “Quero auxiliar a ministra Sônia Guajajara e buscar efetivamente que os direitos dos povos indígenas sejam preservados, especialmente o territorial”, complementou.
Com muita honra anuncio @luizeloyterena para ser o secretário executivo do ministério dos povos indígenas. Eloy é advogado, doutor em ciências jurídicas e sociais, doutor em antropologia social e pós doutor pela escola de estudos sociais de Paris.
VAMOS FIRMES NESSA LUTA! pic.twitter.com/3TOyMFaFF1— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) January 4, 2023
Nascido na comunidade indígena AIpegue, em Aquidauana, Eloy Terena é advogado com atuação no Supremo Tribunal Federal (STF) e Organismos Internacionais. Ele é referência nacional da luta indigenista e esteve como coordenador do Departamento Jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
Tem doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e possui pós-doutorado em antropologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), de Paris (França).