Adolescentes foram presos por produzirem ‘pegadinha do falso assalto’ para postar nas redes sociais
Dois adolescentes de Campo Grande entraram ‘na onda’ do momento e passaram a produzir vídeos de ‘pegadinhas’ na cidade, onde abordavam pessoas e anunciavam um assalto ‘de mentirinha’ para depois compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Entretanto, em uma dessas abordagens, o duo acabou indo parar na sede da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude).
O fato aconteceu no dia 04 de janeiro deste ano, mas somente agora veio à tona. De acordo com as informações. Os garotos usavam capuz preto e até mesmo uma arma de brinquedo para simular os assaltos. Eles surpreendiam as vítimas em locais públicos e, enquanto um fazia o assalto, o outro registrava tudo pelo celular. Ao término da ação, eles contavam para a vítima que era uma ‘pegadinha’ e devolviam os objetos entregues.
Entretanto, ao realizar a filmagem no dia 04 de janeiro, eles abordaram uma mulher que estava na fila de uma lotérica. No local, havia também um policial militar à paisana, que interveio na defesa da vítima e prendeu os adolescentes. No ato, eles argumentaram que era tudo uma ‘brincadeira’, porém, foram presos e encaminhados para a delegacia de polícia para prestarem depoimento sobre os fatos.
Em entrevista à imprensa, a delegada Daniella Kades, da Deaij, disse que foi verificado que os adolescentes não tinham antecedentes criminais. Eles também mostraram os vídeos publicados no Tik Tok. Na conversa, ela relatou os riscos que os jovens tinham corrido, porque poderiam ter sido feridos a tiros ou mesmo mortos, caso tivessem tentado a ‘brincadeira’ com alguém armado.
Como não foi verificado ato infracional análogo a crime, foi feito um despacho ao Judiciário. Os vídeos foram excluídos da conta dos adolescentes e também do celular. O caso foi reportado ao Judiciário, mas depois arquivado por não se tratar de crime. Os adolescentes foram orientados pela delegada e depois entreguem aos responsáveis legais.