Adolescente morre em Campo Grande com Covid-19 e SES investiga síndrome rara
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga a morte de uma adolescente de 15 anos, em Campo Grande, diagnosticada com o novo coronavírus. Ela é a vítima fatal da doença mais jovem já registrada em Mato Grosso do Sul. De acordo com o secretário de saúde Geraldo Resende, existe a suspeita de que a menina tenha desenvolvido uma síndrome rara associada ao Covid-19.
A adolescente, que não teve a identidade confirmada, faleceu na terça-feira (20) após ser internada com o vírus no sábado (19). Ela não tinha nenhuma comorbidade associada que pudesse provocar o agravamento da doença. “Estamos investigando se desenvolveu a síndrome que algumas crianças e jovens estão desenvolvendo. Depois de toda essa investigação, vamos falar desse caso.”, disse Resende.
O secretário aproveitou para reforçar o alerta da gravidade do Covid-19 para o público mais jovem, que sempre ignorou as medidas de biossegurança. “É um aviso importante a todos os nossos jovens, principalmente, aqueles que teimam em dizer que são mais fortes que a doença”, complementou o titular da SES, durante a live de apresentação dos dados atualizados do novo coronavírus.
Campo Grande tem mais de 650 mortes por Covid-19
Conforme os dados da SES, Mato Grosso do Sul registra 1.518 mortes por coronavírus. Somente nas últimas 24 horas foram seis óbitos. Campo Grande tem 652 vítimas fatais e lidera o triste ranking de cidade com o maior número de mortes, seguido por Corumbá, com 148, e Dourados, 106 mortes.
Em todo o Estado são 78.360 casos confirmados da doença, com 417 novos exames positivos de ontem para hoje. Em isolamento domiciliar estão 4.052 pessoas e 322 estão internadas, sendo que 161 em leitos clínicos e 166 em UTI.
Outro dado de relevância é a ocupação global de leitos, na macrorregião de Corumbá, por exemplo, a taxa de ocupação é de 78%; a de Campo Grande, de 70%; a de Dourados, 62% e a de Três Lagoas, de 32%.
Confira o boletim desta quarta-feira (21):
http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2020/10/Boletim-Epidemiológico-COVID-19-2020.10.21.pdf