DestaquesPolítica

Abatido e desgastado, Jair Bolsonaro chora em cerimônia das Forças Armadas

Desaparecido das agendas públicas e até mesmo das redes sociais desde o dia 02 de novembro, quando compartilhou um vídeo em seus perfis pedindo aos apoiadores que encerrassem os protestos contrários ao resultado das urnas eletrônicas que culminaram na vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) foi visto chorando em um evento militar na manhã desta segunda-feira (05).

Ao lado da esposa Michele Bolsonaro, o presidente em fim de mandato participou de uma solenidade de promoção de militares das Forças Armadas, em Brasília (DF), onde também almoçou. Durante a execução do Hino Nacional, o político foi flagrado pelas câmeras segurando e depois limpando as lágrimas do seu rosto. Ao cumprimentar os mlitares promovidos, ele também demonstrou abatimento emocional.

Jair Bolsonaro não faz mais lives de prestação de contas em seus canais oficiais desde que perdeu a eleição, o hábito era uma de suas principais marcas de gestão, onde conseguia se comunicar diretamente com os eleitores. A última foi no dia 27 de outurbro. No evento de hoje, ele não discursou, seguindo a postura adotada nas outras três solenidades em que esteve presente ao longo dos últimos 30 dias, todas envolvendo o Exército Brasileiro.

A última vez em que Jair Bolsonaro falou publicamente foi no dia 1º de novembro, em coletiva no Palácio do Alvorada, quando anunciou que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), iria comandar o grupo de trabalho da transição governamental. No dia seguinte, pelas redes sociais, pediu para os apoiadores desbloquearem as estradas que foram interditadas em diferentes pontos por apoiadores do seu governo.

Colunistas de política têm publicado que Jair Bolsonaro está completamente desgastado desde a derrota política. Uma das razões é de que ele tinha a esperança de que pudesse fazer algo para continuar no cargo. Além disso, segundo o filho dele, vereador Carlos Bolsonaro, o presidente está se recuperando de uma erisipela, uma inflamação que dá na perna e provoca dor e ferida deixando a região inflamada e em tom escuro.

A boa notícia para Jair Bolsonaro é que lhe foi concedida uma aposentadoria para os próximos anos no valor de R$ 30 mil por mês. O benefício é alusivo ao tempo em que esteve como deputado federal, entre 1991 a 2018. Além dessa renda, ele também recebe outra aposentadoria por ser capitão reformado do Exército Brasileiro na ordem de R$ 11.324,96 por mês.

Deixe um comentário