67% reprovam e 20% aprovam aproximação de Bolsonaro com o ‘Centrão’, diz Datafolha
Pesquisa do Instituto Datafolha publicada no site do jornal “Folha de S.Paulo” no final da noite desta sexta-feira (29) mostra os seguintes percentuais de avaliação da iniciativa do presidente Jair Bolsonaro de se aproximar do “Centrão”, atraindo o grupo de partidos com cargos e verbas em troca de apoio no Congresso:
Datafolha: Bolsonaro age bem ou age mal ao negociar cargos e verbas com deputados e senadores?
- Age bem: 20%
- Age mal: 67%
- Não está negociando cargos e verbas: 2%
- Não sabe: 11%
O levantamento ouviu 2.069 pessoas maiores de idade na segunda (25) e na terça-feira (26). As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
O instituto também perguntou:
Bolsonaro está cumprindo a promessa de não negociar cargos e verbas em troca de apoio?
- Sim: 29%
- Não: 63%
- Não sabe: 8%
Reprovação do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF)
Congresso
- Ótimo/bom: 18%
- Regular: 47%
- Ruim/péssimo: 32%
Supremo Tribunal Federal
- Ótimo/bom: 30%
- Regular: 40%
- Ruim/Péssimo:26%
O levantamento ouviu 2.069 pessoas maiores de idade na segunda (25) e na terça-feira (26). As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Melhora na avaliação
A comparação da pesquisa divulgada neste sábado com levantamento do Datafolha realizado em dezembro de 2019 mostra que a aprovação do Congresso oscilou positivamente de 14% para 18%, dentro da margem de erro da pequisa, que é de dois pontos percentuais.
O comparativo também aponta para uma reprovação menor do Congresso. Em dezembro do ano passado, 45% dos entrevistados avaliavam como ruim ou péssimo o desempenho de senadores e deputados federais. Na pesquisa divulgada neste sábado, o índice é de 32%.
A comparação também mostra queda na reprovação do STF. Em dezembro do ano passado, 19% dos entrevistados avaliavam o trabalho dos magistrados como ótimo ou bom. Agora, o índice é de 30%.
Ainda no comparativo, a taxa de avaliação ruim ou péssima do STF diminui de 39% em dezembro de 2019 para 26% na pesquisa divulgada neste sábado.
* Por G1