DestaqueseSport

1ª equipe de automobilismo virtual de MS vai participar do Mundial Endurance 24h de Nurburgring

Foi a junção de duas paixões que fez surgir a Rising Dragon Motorsports (RDM), considerada a primeira equipe de automobilismo virtual de Mato Grosso do Sul. O projeto é novo, tem pouco mais de três meses de ativação, e neste sábado (26) vai levar a bandeira de Mato Grosso do Sul para a disputa do Mundial Endurance WEC – Gran Turismo 7, que tem 24 horas de duração ininterruptas na pista de Nurburgring, na Alemanha.

A dificuldade é grande, exigie dedicação, treinamento e muito preparo para todos os integrantes da equipe, que conta também com pilotos de outros três estados do País. Segundo o piloto virtual Bruno Debesa, um dos fundadores da Rising Dragon Motorsports, a competição de sábado é a mais desafiadora dentro do cenário de ligas na categoria Gran Turismo.

“É a primeira vez que participamos. Cada um dos pilotos da equipe guiará por oito horas, sendo que faremos trocas de turno a cada quatro horas. O desafio maior é manter a concentração por tanto tempo, mantendo o alto desempenho por todo esse período”, explicou. “Qualquer deslize pode representar uma quebra que nos faz perder muito tempo nos boxes”, ponderou.

Para estarem preparados para uma disputa tão longa, os pilotos da equipe sul-mato-grossense chegam a treinar até cinco horas por dia, conciliando o dia a dia, como trabalho e estudos, com a atividade esportiva. “Normalmente treinamos duas horas por dia, mas em época de campeonato chegamos a treinar até cinco. Para conciliar com a vida cotidiana é necessário ter bastante disciplina, pois o cansaço as vezes nos derruba. Normalmente os treinamentos são à noite, nas nossas poucas horas vagas”.

Da paixão à equipe própria

Bruno encontrou no eSport a oportunidade para ser um piloto de verdade (Foto: Arquivo Pessoal)

Bruno conta que sempre foi apaixonado pelo automobilismo, algo que vem desde a infância quando entregava suas manhãs de domingo às corridas da Fórmula 1, especialmente na lendária década de 90, marcada pelos pilotos Ayrton Senna, Alain Prost e Michael Schumacher, entre tantos outros que marcaram a história da modalidade.

“Eu me impressionava com a velocidade, as ultrapassagens e os acidentes. A paixão seguiu na família visto que meu irmão mais novo, Giovanne Debesa, cresceu assistindo corridas de todas as categorias. Mesmo com toda essa paixão sabíamos que o automotobilismo era um esporte caro e que jamais teríamos aporte para investir na carreira de pilotos”, contou.

O sonho de ser piloto profissional se juntou a outra atividade praticada desde a infância, o vídeogame. Com o crescimento do eSports, em especial das competições de automobilismo virtual, os irmãos Debesa encontraram a oportunidade ideal, e barata, para ingressarem na carreira.

“A evolução dos games nos permitiu sentir quase todas as emoções que o esporte real oferece. E logo que tivemos oportunidade investimos nos equipamentos necessários para participar dessas competições. Meu irmão e eu já vencemos algumas provas, porém, quando competíamos em outras equipes”.

A ideia de montar a própria equipe surgiu no intuito de poder juntar um grupo de pilotos virtuais com os mesmos ideais esportivos que os irmãos. “Respeito pelo adversário, compromisso, dedicação e amor pelo esporte, tudo isso, e representando o nosso estado de Mato Grosso do Sul”, contou.

A Rising Dragon Motorsports foi criada em julho deste ano e de lá para cá já participou de várias competições, atingindo até mesmo um segundo lugar com o piloto Juan Alcassas, além de um sétimo lugar na Liga ZGT, a maior do Brasil com mais 350 pilotos.

Bruno Debesa cita que o cenário é muito competitivo, especialmente para chegar até o Campeonato Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que reúne apenas os 16 melhores pilotos virtuais de todo o mundo. “O brasileiro Igor Fraga já foi campeão em 2018. Para nós que corremos as ligas nacionais é quase impossível atingir o mundial pelo número limitadíssimo de vagas”.

O objetivo futuro

https://www.instagram.com/p/CcOHAWsOApl/

Para ele, o objetivo por agora é começar a vencer as provas para que, já no próximo ano, possam disputar títulos e se firmarem como uma equipe profissional. “Infelizmente o automobilismo virtual ainda não dá os retornos possíveis pra viver somente dele, então vemos como um ‘hobby sério'”.

Para aqueles que desejam ingressar neste universo virtual do automobilsimo. Bruno cita que é preciso ter vontade de aprender e paciência. “Um piloto vai evoluindo aos poucos e os primeiros resultados demoram a chegar. Por isso é importante respeitar os adversários, pois no começo serão muito mais derrotas do que vitórias. Assistir corridas do mundo real também ajuda muito a entender sobre estratégias e ética de corrida”, destacou ele.

Para o piloto virtual, poder levar o nome de Mato Grosso do Sul é algo muito importante e gratificante. “Representar o estado é sensacional, saber que dentro de uma competição de nível nacional, nós somos uma espécie de ‘porta-bandeiras’ de MS. Isso é gratificante!”, finalizou Bruno Debesa.

Para saber mais ou acompanhar o trabalho da equipe Rising Dragon Motorsports basta segui-los nas redes sociais pelo perfil @rising_motorsports ou no site de contato (clique aqui para acessar).

A corrida deste sábado tem início às 11 horas (MS) e poderá ser assistida ao vivo pelo canal do Youtube da Liga ZGT (https://youtube.com/c/LigaZGT).

Deixe um comentário