Notícias

Casos confirmados de dengue já passam dos 220 em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul tem sete cidades com alta incidência de casos prováveis de dengue, que é quando são regisrados mais de 300 casos suspeitos em cada grupo de 100 mil habitantes. Nestas duas primeiras semanas de 2023, já são 1.106 notificações da doença das quais 229 foram confirmados. Nenhum óbito ocorrue até agora por decorrência da dengue.

Os números são 306% maiores do que o boletim anterior, que trazia dados computados até o dia 11 de janeiro. Até então, o Estado tinha 272 casos prováveis com apenas 25 confirmações. A resposta para o aumento significativo nos números pode estar relacionada diretamente ao aumento das chuvas no decorrer dos últimos dias.

Neste último e mais recente boletim, a Secretaria do Estado de Saúde (SES) colocou na área vermelha, de alta incidência, as cidades de Bodoquena (599,6), Bonito (567,8), Caracol (420,6), Jaraguari (399,2), Miranda (382,7%), Batayporã (317,2) e Rio Negro (313,0). Campo Grande, a maior cidade do Estado, apresenta apenas 5,5 de incidência, com 50 casos provavéis.

Entre as cidades com maiores casos já confirmados de dengue estão Maracaju, com 38 registros, seguida por Campo Grande, com 27, Caracol, 21, Bonito, 17 e Jaraguari, com 16 casos confirmados. Das 79 cidades sul-mato-grossenses, 37 já tem ao menos um caso positivo de dengue neste início de ano.

Você pode conferir o boletim epidemiológico da dengue na íntegra clicando aqui.

O vírus da dengue (DENV) pode ser transmitido pela picada de fêmeas de Aedes aegypti. Para evitar pandemias da doença, é recomendado a limpeza de terrenos, imóveis e demais áreas ponde a chuva pode se acumular em vestígios, como pneus, garrafas, copos, caixas d’águas e demais objetos que podem servir como criadouros para o mosquito.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38°C;
  • Dor no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Deixe um comentário