Governo vai enviar técnicos para verificar situação da saúde pública no Vale do Ivinhema
O Governo do Estado deverá enviar uma equipe técnica para verificar, in loco, e propor soluções para a melhoria na área da saúde pública nos municípios radicados na região do Vale do Ivinhema. O tema foi a pauta central de uma reunião na manhã dessa sexta-feira (04) entre o governador Eduardo Riedel (PSDB), prefeitos e secretários municipais de tais localidades na sede da Governadoria, em Campo Grande.
Na oportunidade, o governador afirmou que vai atender a solicitação. “O Governo de Mato Grosso do Sul está sempre disposto a ajudar os municípios, principalmente na área da saúde, que é prioridade. Sempre é feito o possível para ajudar as 79 cidades, e o Governo está atento e aberto ao diálogo para conversar sobre o assunto”, declarou.
Além disso, Riedel destacou que a regionalização da saúde é tema primário na gestão sul-mato-grossense, assim como aperfeiçoamento constante da aplicação dos recursos aplicados no setor, seja pelo Estado quanto pelos municípios, parceiros nesse processo. “É importante ouvir todas da região, prefeitos e secretários municipais”, citou.
Também estiveram presentes no encontro os secretários estaduais Maurício Simões (Saúde), Pedro Caravina (Governo e Gestão Estratégica) e Eduardo Rocha (Casa Civil), além de Crhistinne Maymone (adjunta de Saúde).
Agora, a Secretaria do Estado de Saúde (SES) vai marcar visitas com técnicos na região para que possa encontrar soluções em conjunto. “Saúde é uma área extremamente complexa e não existe solução simples para problema complexo. Juntos teremos mais condições de encontrar soluções mais adequadas”, comentou Maurício Simões.
Entre as demandas apresentadas está a do hospital de Nova Andradina. O prefeito Gilberto Garcia frisou que no primeiro semestre deste ano foi preciso aplicar R$ 1,5 milhão para que as contas não fechassem no vermelho e agora está buscando por uma solução conjunta ao Estado para evitar que a situação se repita no fim do ano. “Nosso hospital tem um déficit importante, mas a gente não quer ficar igual a outros, inadimplente definitivamente. Pedimos ao Governo apoio para encontrar uma solução”, disse Garcia.
O prefeito de Batayporã, Germino da Roz Silva, fez questão de emendar que a “a gestão do Eduardo Riedel é muito aberta”. “É muito gratificante para nós, como prefeitos, encontrarmos em uma agenda política riqueza da parte técnica para soluções dos problemas. Não fica aquela reunião empurrando com a barriga, é uma reunião com dados, objetivos e precisão. Fica claro que o Governo se emaranha junto aos prefeitos para buscar soluções. Saúde não é coisa fácil de resolver”, complementou.
O chamado Vale do Ivinhema é composto por 10 municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Taquarussu. Juntos, são mais de 143 milhões de habitantes, segundo os dados de 2010.