Vítima da Covid-19, criador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, Carlos Terena, morre aos 66 anos
Uma das grandes lideranças e defensores dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, Carlos Terena, de 66 anos, morreu no último sábado (12) em Brasília (DF) em decorrência do Covid-19. Conforme as informações, ele estava internado há 17 dias em um hospital particular de Ceilândia, mas não resistiu à doença.
Carlos Terena será sepultado nesta segunda-feira (14) no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília (DF). A cerimônia fúnebre está prevista para começar às 12h.
Natural de Aquidauna, Carlos é indígena da etnia Terena e servidor aposentado da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ficou conhecido por ter criado o Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (Conplei) e também os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, ao qual estava como organizador-geral.
O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) mostra que o 706 indígenas morreram no país, por Covid-19. Segundo o levantamento, há 49.520 casos confirmados da doença e 46.857 recuperados – 94,6% do total.