Veículos entregues pela Sejusp vão reforçar prevenção à violência em aldeias indígenas
Atendendo aos Conselhos Comunitários de Segurança das Aldeias Indígenas de Japorã e Douradina, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) doou dois veículos que serão utilizados no trabalho de prevenção à violência nas aldeias de Porto Lindo e Panabi. Um terceiro foi entregue à Defesa Civil do município de Douradina.
Os veículos, do modelo Palio Wekeend, foram doados nesta semana por intermédio da Coordenadoria Estadual de Segurança Comunitária, por meio de uma parceria entre as prefeituras e a Sejusp.
Conforme o coordenador da Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro, os conselhos de segurança são responsáveis por estabelecer estratégias, planejar e desenvolver ações de prevenção à violência, além de estreitar os laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
“Formado por técnicos e profissionais da área de Segurança Pública, lideranças indígenas e comunidade residente, o conselho ajuda a comunidade na preservação da vida, liberdade e patrimônio de cada cidadão. Com esses veículos é possível atender a diversas ações que atendam à comunidade, como rondas, palestras, entre outras demandas”, explicou o coordenador da Polícia Comunitária, coronel Santana.
Hoje, dos 62 conselhos comunitários em Mato Grosso do Sul, seis são indígenas e estão distribuídos nas cidades de Campo Grande (1), Douradina (1), Japorã (1), Dourados (2) e Caarapó.