OAB/MS recebe denúncia sobre alimentação na Gameleira e solicita providências à Sejusp
Advogados e familiares de internos da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechada da Gameleira denunciaram à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), a privação de alimentação aos reeducandos nos últimos dias.
A OAB/MS instaurou procedimento nesta quarta-feira (10), junto da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, e encaminhou ofício à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) cobrando informações sobre o caso e providências.
A privação de alimentação, que estaria ocorrendo há 3 dias, configura maus tratos e coloca em perigo à saúde e à vida dos internos. Segundo denúncias, mais de 50 detentos já teriam passado mal e desmaiado pela falta de alimentos.
O Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/MS Christopher Pinho Scapinelli recebeu ofício da Subsecretaria de Direitos Humanos e encaminhou a representação à Promotoria de Justiça. “É o terceiro procedimento aberto de apuração no Ministério Público acerca de problemas na Gameleira nos últimos anos. A falta de alimentação e as constantes denúncias de maus tratos aos internos nos preocupa muito e serão devidamente apuradas. Por isso solicitamos providências aos órgãos competentes”.