MS tem alerta de tempestade e muita chuva até segunda-feira
Mato Grosso do Sul terá o fim de semana de muita chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há alertas para temporais no centro-sul do Estado e de chuvas intensas para todas as demais regiões pelo menos até a segunda-feira (27).
Para essa sexta-feira (24), um cavado meteorológico se pronuncia no sul do Brasil, influenciando o Mato Grosso do Sul, organizando muitas áreas de instabilidade.
No sul do estado, há previsão de temporais com grande volume e intensidade de chuva. A situação é de perigo para esta área. No restante, pancadas de chuva com até forte intensidade deverão ocorrer a partir da tarde.
A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
O alerta, de cor laranja que significa Perigo, ainda aponta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Nas demais áreas, a expectativa é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
Já para o final de semana (25 e 26), a chuva continua a acontecer com sua maior concentração no centro-sul, acumulando volumes consideráveis também no domingo (26).
Já na segunda-feira (27), apesar da previsão indicar pancadas de chuva em toda a região, a situação fica mais tranquila sem maiores intercorrências.
Safra afetada
A chuva irregular têm afetado demais os produtores. A maior parte das lavouras não produziu o esperado e, além disso, as condições dos grãos também não atingiu os padrões do mercado.
Um dos principais fatores considerados para este problema é a má distribuição das chuvas, que dificulta o trabalho e o plantio dos produtos.