Morre o professor Luiz Antonio Stopa, presidente do CREF-11
Faleceu neste domingo (03), em Campo Grande, o professor Luiz Antônio Stopa, de 56 anos. Ele era o atual presidente do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul (CREF-11).
Segundo as informações, Stopa estava licenciado do cargo para o tratamento de um câncer no pâncreas.
Na manhã deste domingo o professor precisou ser internado às pressas no Hospital da Cassems após passar mal, porém, não resistiu e faleceu.
A Federação dos Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul emitiu uma nota lamentando a morte do professor.
O Conselho Regional de Educação física de Mato Grosso do Sul também divulgou uma nota de pesar.
“É com muito pesar que o CREF11/MS comunica o falecimento do presidente da autarquia, Luiz Antônio Stopa. É uma grande perda para a Educação Física, já que Stopa sempre lutou pela categoria e atuava há 40 anos na área”, diz o texto.
A Fundesporte também emitiu um comunicado de pesar. A pasta classificou o professor Stopa como sendo uma pessoa “de coragem, força, otimismo e sempre com um sorriso no rosto, jamais se deixou abater pela doença”.
“Neste momento de dor, toda a equipe de servidores da Fundesporte solidariza-se e manifesta apoio à família e amigos, com os mais sinceros sentimentos. O colega, amigo, pai e profissional Luiz Antonio Stopa deixará muitas saudades e será sempre lembrado por sua importante contribuição à Educação Física, ao esporte e ao Direito sul-mato-grossense”, diz a nota da Fundesporte.
Currículo
Stopa era profissional de Educação Física, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1984 e por mais de 40 anos defendeu a categoria, sendo um dos principais incentivadores do esporte no Estado.
Foi também professor do curso de Educação Física da faculdade Unigran Capital.
Especializou como técnico de natação, com ênfase em bases científicas da preparação integral da modalidade, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas-PR (Facicla), em 1993.
Foi homenageado, inclusive, ao receber o nome de uma das etapas do Circuito Estadual de Natação (o tradicional “Circuito Stopa”), organizado Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul (Fedams), entidade pela qual também ajudou a promover competições.
Além disso, formou-se em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) em 2006.
Três anos depois, especializou-se em Direito Público pela mesma instituição. Como advogado, atuou como assessor de defensor público de 2ª instância, na Defensoria Pública Estadual, de 2007 a 2015, sempre comprometido com o trabalho.
O velório terá início às 8h30min desta segunda-feira (04), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande. O sepultamento será às 10h30min.