Governo e FCMS iniciam a partir desta sexta-feira o pagamento do “Prêmio MS Cultura Presente III – Lei Aldir Blanc”
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura, começa nesta sexta-feira, 03 de dezembro de 2021, a efetuar o pagamento do “Prêmio MS Cultura Presente III – Lei Aldir Blanc. Ao todo foram contemplados 349 profissionais da cultura, que receberão um prêmio total no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais) cada.
O edital selecionou propostas artístico-culturais de artistas e demais profissionais da cultura nas áreas de Artes Cênicas (circo, teatro e dança), Música, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura de Rua, Artesanato, Moda e Design, Literatura, Patrimônio Cultural e Área Técnica ou Produção Cultural.
Foram apresentadas 1450 propostas, que passaram por análise documental e avaliativa em Comissões Especiais de Seleção. As inscrições ocorreram via internet entre os dias 8 a 22 de setembro, por área: Artes Cênicas (157), Música (309), Artes Visuais (94), Audiovisual (122), Artesanato (313), Literatura (100), Moda e Design (24), Cultura de Rua (131), Patrimônio Cultural (113), Área Técnica e Produção Cultural (87).
Foram selecionados 349 produtos culturais, de artistas e demais profissionais da cultura residentes e domiciliados no território de Mato Grosso do Sul, sejam pessoas físicas ou microempreendedores individuais com atividade empresarial artística-cultural, organizados em grupos ou individualmente (artistas solo), com a finalidade de valorizar a produção artístico e cultural do Mato Grosso do Sul.
A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus. O total de recursos que serão pagos aos artistas corresponde a R$ 2.094.000,00.
“A Fundação de Cultura se empenhou bastante neste processo da Lei Aldir Blanc, para que os recursos da Lei fossem usados e destinados aos nossos artistas, que muito sofreram com os impactos da pandemia. O Governo do Estado e a Fundação de Cultura têm uma política de valorização dos nossos artistas, e a Lei Aldir Blanc foi fundamental neste processo”, afirma Gustavo Cegonha, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
A FCMS concluiu em três etapas todo recurso disponibilizado ao estado pela LAB em 2020 e 2021.