Geral

Em MS, 30,6% dos inscritos deixaram de fazer o Enem

Foi concluído no domingo (10) a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), foram dois domingos seguidos de provas para um total de 5,1 milhões de estudantes em todo o país. Apenas em Mato Grosso do Sul, 70.396 pessoas se inscreveram no Exame, deste total, 17.655 (25,1%) não compareceram no primeiro dia e 21.541 (30,6%) faltaram neste segundo dia.

No balanço apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), 747 candidatos foram excluídos, sendo 376 no primeiro dia e 371 no segundo. Esse dado não foi divulgado por Estados. Foram registradas 76 ocorrências de problemas de logística, emergências médicas, queda de energia elétrica, interrupção no abastecimento de água, desastres naturais, entre outros.

Quem se sentir prejudicado pode solicitar a reaplicação. O pedido deve ser feito de 11 a 18 de novembro, por meio da Página do Participante. A resposta do Inep sai em 27 de novembro e a reaplicação da prova do Enem está marcada para 10 e 11 de dezembro.

Na quarta-feira (13) o MEC deve publicar os gabaritos. São três locais para consulta: site do Enem; portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame; aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular. Em janeiro de 2020 os resultados individuais dos estudantes.

Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como Sisu e o Prouni. E quem tem o sonho de estudar fora do Brasil, pode ainda usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.

Deixe um comentário