Fake News

Vídeo de homem que anda sobre as águas do Rio Tâmisa é falso

Está viralizando em grupos de WhatsApp e também nas demais redes sociais o vídeo de um homem que aparece caminhando sobre a superfície da água em ato que relembra a passagem bíblica onde Jesus Cristo anda sobre o Mar Vermelho até o encontro dos seus apóstolos.

No vídeo, intitulado como “Homem andando sobre a água em Londres”, um narrador afirma que a cena é estranha e sugere que ocorre algo sobrenatural.

Na mensagem que acompanha o vídeo cita: “você viu esse vídeo que viralizou essa semana de um homem andando sobre as águas, em Londres, capital da Inglaterra? De acordo com populares que filmaram a cena, ele simplesmente abriu o portão de acesso e começou a caminhar sobre as águas, enquanto barcos e remos passavam ao seu redor. Isso é algo estranho. Todos que estavam vendo essa cena ficaram surpresos e sem entender como ele estava conseguindo fazer aquilo. Veja que até os barcos, os remos passam ao seu redor. Depois de um tempo que esse homem caminhou sobre as águas, a polícia aquática foi acionada e levaram o homem preso. Pelo menos, até onde se sabe, ele foi preso. E eu lhe pergunto, como deve ter sido a abordagem desse policial ao se aproximar de um rapaz que estava andando sobre as águas? Muito estranho toda essa história, né? Agora me fala, qual sua opinião sobre tudo isso?”

O vídeo fake é esse:

https://youtu.be/QUK-37U6EPw

A verdade

No entanto, o canal Discovery mostra um truque do mágico Dynamo, em 2013, cujas cenas foram gravadas em 2011. Em um outro vídeo, o canal descreve que Dynamo decide fazer mágica para toda Londres, entra no rio Tâmisa e caminha por ele normalmente até ser detido pela polícia.

O vídeo é, por tanto, uma chamada para o documentário “Dynamo: mágica impossível”, que apresenta o ilusionista inglês Steven Frayne.

Entre as hipóteses para explicar o truque de Dynamo está o uso de um bloco invísível debaixo d’água, além do uso de placas de acrílico. Há quem diga que ele usa uma estrutura construída abaixo da superfície.

A criação do truque demorou 15 anos e contou com a participação de atores.

Deixe um comentário