Vanderlei Luxemburgo deixa o Vasco
O técnico Vanderlei Luxemburgo deixou o Vasco nesta sexta-feira (13). O veterano está no Cruz-Maltino desde a sexta rodada do Campeonato Brasileiro e foi fundamental para evitar o novo rebaixamento do clube carioca. Ele e a direção não chegaram a um acordo para a temporada de 2020.
O anúncio da saída foi confirmado pela assessoria de imprensa do Vasco da Gama, que divulgou uma nota oficial. “Vanderlei foi, sob diversos aspectos, um importante parceiro da Diretoria Administrativa e do grupo de atletas. […] O Clube fez todos os esforços necessários para que o técnico permanecesse, sem, no entanto, abrir mão de sua política financeira austera”, diz o texto.
Luxemburgo também emitiu um comunicado sobre a sua saída. Ele agradeceu a torcida e afirmou que não deixou o clube por questões financeiras. “Sei das dificuldades financeiras do Vasco da Gama e fiz uma proposta dentro da realidade que eu entendo não afetar o lado financeiro Clube, porém pelo trabalho realizado esse ano, que para um clube do tamanho do Vasco da Gama foi pouco, sou ambicioso e me permito pensar grande, tenho objetivo de buscar sempre conquistas e títulos, o que me faz pensar no todo, por isso preferi deixar o presidente a vontade”, disse.
Sob o comando do treinador, o Vasco disputou 37 jogos, com 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, terminando o Campeonato Brasileiro na 12ª colocação e classificado para a Copa Sul-Americana de 2020. A diretoria tinha Vanderlei Luxemburgo como Plano A para a próxima temporada.