Triatlo brasileiro estreia nos Jogos Pan-Americanos com um ouro e duas pratas
Mesmo sem muitas expectativas, o triatlo brasileiro começou com tudo nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Neste sábado, dia 27, no feminino Luisa Baptista fez uma prova incrível de corrida, ultrapassou a compatriota Vittoria Lopes e conquistou o ouro, o primeiro do Brasil em solo peruano. Vittoria acabou ficando com a prata, mesmo desempenho de Manoel Messias, que foi o segundo colocado na prova masculina.
Vittoria Lopes liderou a prova tanto na natação quanto no ciclismo, mas foi perdendo rendimento na corrida e acabou com a prata. A mexicana Cecilia Perez ficou com o bronze.
“O plano A era ir junto com a Vittoria, mas ela estava em um ritmo muito forte. Aí foi a hora do plano B. Eu sabia que se a Vittoria estivesse alguns segundos à frente a gente poderia fazer mais do que uma medalha. Acabei segurando um pouco o ritmo, ficando no grupo, me preservei no ciclismo para ter perna na corrida e poder definir e trazer essa dobradinha para o Brasil”, completou.
Finalizando a participação brasileira na prova feminina, Bia Neres terminou na 11ª colocação.
Já a prova masculina só foi definida nos últimos metros. Manoel Messias e o mexicano Crisanto Grajales iniciaram a última volta da corrida juntos. Mas o mexicano, que defendia o seu título dos Jogos Pan-Americanos, escapou nos últimos 200 metros e não perdeu mais.
Manoel Messias não teve forças para reagir, mas seguiu firme e conquistou o segundo lugar. “Na última volta eu estava bem próximo dele e acompanhando o ritmo. Mas ele deu uma apertada no fim e eu não aguentei”, disse o medalhista de prata no triatlo de Lima.
Completando o triatlo masculino, Diogo Sclabin foi o nono colocado, enquanto Kauê Willy terminou no 13º lugar.
Agora a equipe brasileira de triatlo se prepara a competição do revezamento misto, que será realizado na próxima segunda-feira, dia 29 de julho.
*Por Olimpiadatododia.com.br