Sem evolução, FFMS continua entre as três piores entidades futebolísticas do País
Mato Grosso do Sul não apresentou evolução no futebol neste ano de 2023, dessa forma, a Federação de Futebol (FFMS) continua na 25º colocação do raking nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgado nessa sexta-feira (08).
A entidade que administra o principal esporte do País em Mato Grosso do Sul só ficou a frente das Federações de Rondônia e Amapá, algo que também não mudou na comparação com a listagem do ano anterior.
Em 2023, o Operário surpreendeu seus torcedores ao eliminar o xará Operário (PR) na primeira fase da Copa do Brasil, vencendo a partida única em Campo Grande por 1 a 0. Na fase seguinte, jogando fora de casa, acabou goleado pelo CRB por 5 a 0 e eliminado.
No Brasileirão Série D, o mesmo Operário passou vergonha ao ficar na última colocação do Grupo 7, com oito pontos somados em uma campanha que acumulou uma única vitória, cinco empates e oito derrotas. O saldo de gols foi de menos -14.
Fato que também aconteceu na Copa Verde, quando o Galo da Capital caiu para o Tocantinópolis (TO) em jogo único disputado fora de casa. No tempo normal, empate em 1 a 1, mas nos pênaltis, 5 a 4 para o time do Tocantins, que avançou para a segunda fase.
Em 2024, o representante de Mato Grosso do Sul nas competições nacionais será o Costa Rica, que foi o campeão estadual em 2023. Apenas na Copa do Brasil serão dois times locais, no caso, o Operário, vice-campeão, irá participar novamente da competição.
Importância do ranking
O ranking tem por base as campanhas dos times nos últimos cinco anos no cenário nacional. No top 5, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
O ranking é utilizando principalmente para a divisão de vagas nas competições nacionais como a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D no âmbito masculino. Já no Feminino, a classificação é usada para o Campeonato Brasileiro Série A3.
Em relação ao ranking de clubes, Mato Grosso do Sul tem cinco equipes listadas. O Operário está na posição 108; o Águia Negra aparece na 136; o Costa Rica na 159; Aquidauanense na 215 e o Corumbaense na 223.