São Paulo passa sufoco, mas vence o Ituano e se garante nas quartas do Paulistão
Com muito sufoco nos minutos finais e graças a um pênalti revisada pelo VAR, o São Paulo conseguiu garantir a sua participação da segunda fase do Campeonato Paulista ao derrotar o Ituano por 3 a 2 no Estádio Novelli Júnior na tarde deste domingo (10) pela última rodada da fase de grupos da competição.
O Tricolor precisava de uma vitória para não depender de outros resultados e abriu o placar logo aos 18 minutos do primeiro tempo, com Ferreirinha. Aos 26, porém, José Carlos deixou tudo igual, colocando pressão nos donos da casa. Luciano tornou a colocar o São Paulo na frente aos 35 minutos.
No segundo tempo, o jogo ficou mais nervoso e as alterações feitas pelo técnico Thiago Carpini deixaram o time mais exposto, tanto que José Carlos conseguiu empatar aos 43 minutos. Devido aos outros jogos, o Tricolor precisava vencer para não ser eliminado e, aos 52, surgiu um pênalti marcado pelo VAR e convertido por Lucas Moura.
Com o resultado, o São Paulo terminou na primeira colocação do Grupo D, com 22 pontos, a mesma do Novorizontino, que ficou em segundo. As duas equipes farão o jogo único das quartas de final no Estádio MorumBis, ainda sem a data definida. Já o Ituano foi rebaixado para a segunda divisão estadual, juntamente com o Santo André.
Os demais confrontos das quartas de final são: Santos x Portuguesa, Palmeiras x Ponte Preta e Bragantino x Inter de Limeira. Os duelos da semifinal serão definidos pela pontuação, que leva em consideração os jogos da fase anterior, onde o time da melhor campanha vai enfrentar o quarto colocado enquanto o segundo pega o terceiro.
O Palmeiras ficou em primeiro lugar com 28 pontos. O Santos é o segundo, com 25, seguido pelo São Paulo, que tem 22. Novorizontino é o quarto, com 22, Bragantino vem logo atrás, com 21. Entre as equipes que se classificaram, a Ponte Preta ficou em sétimo, com 18, Inter em oitavo com 17 e a Portuguesa em 13º, com apenas 10 pontos.