destaques direitaEsportes

Santos vence a Portuguesa nos pênaltis após empate sem gols na Vila Belmiro e está na semifinal

O Santos precisou levar o jogo contra a Portuguesa até as cobranças de pênaltis para não ser eliminado do Campeonato Paulista nesse domingo (17). Na Vila Belmiro, os 90 minutos da partida única das quartas de final ficou em 0 a 0.

Nas penalidades máximas, o goleiro sul-mato-grossense João Paulo brilhou e pegou o chute de Felipe Marques enquanto Quintana acertou a trave, com isso, o Peixe saiu com a vitória por 4 a 2.

O Santos vai enfrentar o Bragantino na semifinal e será mandante – provavelmente na Vila Belmiro. Esta e a outra semifinal, Palmeiras x Novorizontino, têm como data-base o dia 27 de março.

O jogo

Com três minutos de jogo, o Peixe ganhou escanteio pela direita e Otero partiu para a cobrança. Depois de bate e rebate na grande área, a bolo sobrou na cabeça de Gil, que viu o goleiro adiantado. O cabeceio do zagueiro santista encobriu o goleiro Thomazella, mas passou poucos centímetros acima do travessão.

Dez minutos depois, o Peixe dominava as ações, trocando passes no campo de ataque. João Schmidt viu Guilherme invadindo a área pela esquerda e deu belo lançamento de longe. O camisa 11 correu e se esticou para alcançar a bola, mas desviou à esquerda da meta, pela linha de fundo.

Com 27 minutos jogados, o Peixe teve falta para bater na intermediária ofensiva, pela esquerda. Especialista em cobranças de longe, Otero soltou uma bomba e fez a bola explodir no travessão.

Um minuto depois, Julio Furch recebeu a bola no meio da área e ajeitou para Guilherme, que chegou de trás chutando. A finalização buscava o canto inferior esquerdo, mas com desvio na marcação a bola saiu muito perto da trave, em escanteio.

O Peixe seguia na pressão e, logo em seguida, Cazares recebeu cruzamento dentro da área, pela esquerda. Com o goleiro Thomazella mal posicionado, Cazares tentou finalizar de primeira por cobertura, mas mandou a bola sobre a meta.

Aos 33, Otero aplicou bela caneta em seu marcador e cruzou para Guilherme, que chegava na entrada da área, pela esquerda. O camisa 11 limpou a marcação e ajeitou para bater colocado no ângulo direito. A bola parecia se encaminhar para as redes, mas saiu muito próxima do travessão, por cima do gol.

Já com 45 minutos jogados, Otero recebeu a bola pelo meio e deu drible desconcertante em seu marcador, na entrada da área. Livre para finalizar, o camisa 10 mandou a bola no canto inferior esquerdo, mas parou em boa defesa do adversário, que jogou para escanteio.

Na cobrança, Otero cruzou na primeira trave e encontrou a cabeça de Guilherme. O atacante tomou a frente da marcação para finalizar, mas desviou a bola por cima a meta.

No segundo tempo, com sete minutos, Felipe Jonatan cobrou escanteio pela esquerda, alçando a bola à área. Gil subiu mais que seus marcadores para cabecear, mas parou em defesa segura de Thomazella.

Um minuto depois, Julio Gurch recebeu cruzamento dentro da grande área, pela direita. Com bela matada do peito, ele ganhou a frente de seu marcador e aplicou um drible curto para finalizar. O camisa 9 chutou com força, mas mandou por cima do gol.

Com 26 minutos da etapa final, Felipe Jonatan cobrou escanteio pela esquerda, na direção da primeira trave. Guilherme antecipou a marcação para conseguir finalizar, mas cabeceou para fora.

Pouco depois, chegando aos 30 minutos, o santista Otero foi expulso com cartão vermelho direto pelo árbitro Raphael Claus, após pisar no pé de Giovanni Augusto. Os noventa minutos terminaram com o placar em 0 a 0 e a classificação foi decidida em disputa de pênaltis.

Nas penalidades, o Peixe levou a melhor, vencendo por 4 a 2, com Giuliano, Guilherme, Rincón e Jair Cunha convertendo suas cobranças. João Paulo foi decisivo ao defender uma das batidas adversárias e coube ao Menino da Vila, Jair, o gol de pênalti que consolidou a classificação.