Esportes

Santos goleia a Portuguesa na Vila Belmiro e se recupera no Paulistão

O Santos goleou a Portuguesa neste domingo (19), por 4 a 0, na Vila Belmiro, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. Os gols foram de Mendoza, duas vezes, Marcos Leonardo e Lucas Lima.

A Lusa teve o volante Diogo Marzagão expulso ainda aos 36 minutos do primeiro tempo. No lance, ele acertou o cotovelo no rosto de Sandry em uma disputa pelo alto.

Com a vitória, o Santos chega aos 13 pontos, um atrás do Bragantino, segundo do Grupo A, mas que ainda enfrenta o Palmeiras na quarta-feira. O Ituano, primeiro na zona do rebaixamento, tem seis e ainda joga neste domingo.

Com apenas uma vitória em dez jogos, a Portuguesa está na lanterna do estadual, também com seis, e corre sério risco de cair. Faltam duas rodadas para o fim da fase de grupos.

O Santos volta a jogar na quinta-feira, contra o Ceilândia-DF, às 20h30, em Brasília, pela primeira fase da Copa do Brasil. Pelo Paulistão, faz o clássico contra o Corinthians, domingo, às 16h, na Vila Belmiro.

A Portuguesa recebe o São Bento, também domingo, às 20h40, no Canindé.

O jogo

O Peixe abriu o placar logo em seu primeiro ataque na partida. Mendoza lança pela direita, Marcos Leonardo ganha a dividida com a marcação e deixa com Lucas Lima. O camisa 23 devolve rapidamente para o centroavante, que fica em ótima colocação para finaliar. Ele se ajeita e bate no canto para balançar a rede do adversário.

Aos 17 minutos, o time santista ampliou o placar. Ângelo aproveita bobeada da zaga, rouba a bola e entrega pra Lucas Lima, que avança pela esquerda e cruza na medida para Marcos Leonardo completar e marcar seu segundo na partida.

Marcos Leonardo comemora com Lucas Lima (Foto: Raul Barreta/Santos)

E o Santos tratou de resolver a partida ainda na primeira etapa. Aos 31 minutos, Dodi puxa rápido contra-ataque, passa para Marcos Leonardo no lado esquerdo e o camisa 9 cruza rasteiro para encontrar Mendoza. O colombiano chega batendo e estufa a rede da Portuguesa pela terceira vez em pouco mais de 30 minutos jogados.

Já na segunda etapa, a equipe adversária ensaiou uma reação, mas o defensor Eduardo Bauermann estava atento, e de cabeça, tirou a bola em cima da linha.

Em cobrança de escanteio, aos 4 minutos, o Santos marcou o quarto gol. Lucas Lima cobra escanteio pela direita, Bauermann desvia de cabeça e Mendoza completa para o gol. Segundo do camisa 20 na partida.

Aos 17 minutos, em outra trama entre Lucas Lima e Marcos Leonardo, o centroavante santista fica com a bola na entrada da área e enche o pé, e a bola explode no travessão.

Em jogada pela direita, aos 32 minutos, João Lucas cruza, Mendoza divide com a marcação e chuta por cima do gol.