Santos está garantido na elite do futebol brasileiro em 2025
O Santos está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, o Peixe venceu o Coritiba por 2 a 0, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, e não apenas confirmou o acesso para a elite do futebol nacional de 2025 como também ficou muito mais perto de conquistar o título da Série B do Brasileirão.
Em um confronto de um time com folga na liderança contra uma equipe sem pretensões no torneio, Wendel Silva e Otero – um golaço de falta – decidiram a vitória santista.
Garantido na Série A do ano que vem, o Santos agora faz as contas para ser campeão da Série B do Brasileirão. Com 68 pontos, o Peixe precisa de mais uma vitória para confirmar o título, que pode ser concretizado no domingo com empate ou até derrota, desde que Mirassol e Novorizontino não vençam na próxima rodada.
O Santos tem 68 pontos e cinco de vantagem para Mirassol e Novorizontino. O Coritiba tem 50 pontos e ocupa a 10ª colocação.
O jogo
Aos nove minutos o Santos já arriscou sua primeira finalização. Guilherme chegou pela lado esquerdo e bateu colocado, mas o goleiro conseguiu realizar a defesa.
Cinco minutos depois, foi a vez de Giuliano arriscar. Ele recebeu de Wendel e bateu de fora da área, e a bola passou por cima do ângulo direito.
E aos 19 minutos, o Peixe já abriu o placar. Giuliano achou Wendel em ótimas condições, e o atacante avançou para dentro da área e bateu forte, e a bola passou por baixo do goleiro para morrer no fundo da rede.
O goleiro Gabriel Brazão realizou duas grandes defesas aos 25 minutos. A primeiro veio em chute de fora da área, e a segundo, já na pequena área, uma batida à queima-roupa.
Aos 30 minutos, Otero bateu falta venenosa de muito longe, dando grande trabalho para o goleiro, que conseguiu espalmar pela linha de fundo.
Mas aos 40 minutos, em nova oportunidade de longa distância, Otero não perdoou. Em uma batida com muito efeito e força, ele mandou no ângulo esquerdo do goleiro, sem chances de defesa. Centésimo gol de falta do Santos FC no Século XXI.
Aos 17 minutos, já da segunda etapa, João Basso quase marcou o terceiro após levantamento na área, mas o zagueiro não chegou a tempo para finalizar.
O Santos FC cadenciou o jogo e manteve a posse de bola na maior parte do tempo, inibindo chances claras do adversário. E aos 48 minutos, o árbitro sinalizou o fim do jogo, e enfim, o torcedor pôde comemorar o retorno do time santista ao seu devido lugar.