Portuguesa é campeã do Campeonato Estadual Série B pela primeira vez na história
A Portuguesa de Campo Grande faturou o Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol da Série B 2023. No domingo (10), o time bateu o Corumbaense por 3 a 0 no Estádio Sotero Zárate, em Sidrolândia, pela grande final da competição.
Esse foi o primeiro título profissional da Portuguesa, que agora vai jogar a primeira divisão estadual no próximo ano e já chega como uma das favoritas devido ao embalo e o ritmo de jogo estarem em dia na compatação com os demais clubes.
O Corumbaense, vice-campeão e também o Náutico, que ficou em terceiro lugar, foram os outros times ‘promovidos’ no acesso. O Corumbá já tem uma longa história na elite do futebol estadual, inclusive com títulos, enquanto que o Naútico, da Capital, vai estreiar.
Para o técnico Glauber Caldas, da Portuguesa, a festa vai durar pouco tempo. “A gente acredita muito no planejamento, no dia a dia. Não queremos lutar contra o rebaixamento, mas por algo grande. Hoje vamos comemorar a Série B e depois virar a página”, disse.
Ainda segundo ele, o planejamento foi fundamental para a conquista da Série B. “Não existe time imbatível e a gente tropeçou, oscilou, mas confiava no planejamento e sempre soubemos que brigamos para ser campeões e agora só posso agradecer esses atletas”, finalizou.
A final
Jogando em Sidrolândia, a Portuguesa foi melhor e abriu o marcador aos 14 do primeiro tempo. No lançce, Luan foi lançado pela esquerda, avançou e cruzou para Dri, mas na disputa com a zaga a bola sobrou para Firmino Coruja, que chegou batendo e fez.
Logo depois, aos 35, um chutão da defesa virou contra-ataque e Luan, livre em direção ao gol, acabou derrubado por China. O atleta foi expulso e Luan cobrou a falta, mas em cima da barreira.
Já no segundo tempo, aos oito minutos. novamente Luan recebeu na intermediária, passou pelo marcador e soltou a bomba, estufando o ângulo esquerdo da meta adversária. Um golaço!
Aos 35, uma confusão entre jogadores resultou na expulsão do zagueiro Tabata, do Corumbaense, e Igor, da Lusa.
Já nos acréscimos, a Portuguesa carimbou o título. Gabrielzinho partiu do meio campo, tabelou com Colman pela direita e saiu na frente do goleiro adversário para marcar. Final 3 a 0 para a Portuguesa.