Esportes

Pela primeira vez longe da Europa, Lionel Messi agora vai jogar no Inter Miami

Consagrado como um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempo, o argentino Lionel Messi está de mudança para os Estados Unidos, após uma passagem nada marcante pelo Paris Saint-Germain (PSG), da França. O anúncio do acordo foi confirmado através das redes sociais do Inter Miami, seu novo clube a partir de agora.

Messi construiu sua carreira pelo Barcelona (ESP), mas deixou o clube catalão para se juntar ao badalado elenco do PSG, que tinha entre outras figuras o brasileiro Neymar Júnior, que fora colega no antigo time do atacante argentino. Foram apenas duas temporadas no futebol francês e muita insatisfação desde então.

Agora, com 36 anos, Lionel Messi vai disputar a pouca conhecida Major League Soccer. De acordo com a rede britânica BBC, ele receberá um salário anual de 60 milhões de euros (R$ 315 milhões na atual cotação) no Inter Miami. De forma não oficial, o jogador terá muitos outros benefícios financiros, até mesmo ser sócio do time quando se aposentar.

No Inter Miami, o astro recém-campeão mundial pela Argentina encontrará o conterrâneo Javier Morales como técnico, ainda que seja de forma interina. O time hoje ocupa a lanterna da conferência leste, com apenas 15 pontos em 16 jogos disputados. O time foi fundado em 2018.

Messi atuará no país que será sede de duas competições entre seleções nos próximos anos: a Copa América 2024 e a Copa do Mundo 2026 – junto com México e Canadá. O investimento aplicado na contratação do jogador também é parte do marketing para popularizar o futebol naquele país.