Esportes

Palmeiras e Flamengo são confirmados no novo Mundial de Clubes da FIFA

Palmeiras e Flamengo são os primeiros times brasileiros confirmados na primeira edição do novo formato do mundial de clubes da FIFA, que se assemelha ao de uma Copa do Mundo tradicional. A informação foi divulgada nesta terça-feira (14) pela entidade máxima do futebol.

De acordo com as informações, os times garantiram suas participações por terem sido os campeões da Copa Libertadores da América de 2021, no caso do Verdão, e de 2022, no caso do time Rubro-Negro. As outras duas vagas para o continente sul-americano serão dadas aos futuros campeões das edições de 2023 e de 2024. Outros dois times também deverão ser indicados pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), já que são seis vagas para o mundial.

Os critérios de classificação para essas duas vagas ainda não estão definidos — o mesmo vale para o caso de haver campeões repetidos da Libertadores nesses dois anos que ainda faltam. É provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério. O mesmo deve ser seguido pelas demais confederações, que vão ainda definir seus representantes.

A Uefa vai indicar os campeões da Champions League de 2021 a 2025, com isso, já estão confirmados Chelsea e Real Madrid, vencedores em 2021 e 2022. As outras oito vagas serão decididas por ranking continental, mas não poderá haver mais de dois times por país, menos se acontecer destes serem campeões da Champions no período.

O ranking continental para definir os restantes das vagas respeitará a regra dos dois países. Ou seja, caso tenhamos clubes brasileiros campeões da Libertadores em 2023 e 2024 (que não sejam Flamengo e Palmeiras, que já estão garantidos), as vagas remanescentes contemplarão os melhores clubes do ranking que não sejam do Brasil.

O novo Mundial de Clubes será disputado entre junho e julho de 2025, a sede ainda não foi escolhida. A divisão ficou assim: AFC (Ásia): 4; CAF (África): 4; Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4; Conmebol: 6 (América do Sul); OFC (Oceania): 1; Uefa (Europa): 12; País-sede do torneio: 1.

Além disso, a FIFA também comunicou que a próxima edição do tornio Mundial de Clubes, no formato atual, acontecerá na Arábia Saudita, de 12 a 22 de dezembro de 2023.