Olimpíadas: Scheidt assume a 3ª posição; Martine e Kahena estreiam
A vela brasileira teve um bom dia de regatas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Nesta terça-feira no Japão, o bicampeão olímpico Robert Scheidt subiu para a terceira posição na classificação geral da classe Laser. Na 49erFX, as atuais campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze estrearam nesta edição do evento esportivo e também fecharam o dia na terceira colocação.
A classe Laser teve três regatas nesta terça-feira. Scheidt chegou em terceiro, 17º (este resultado passou a ser o descarte do velejador) e quinto. O brasileiro soma 33 pontos perdidos contra 18 do líder, do cipriota Pavlos Kontides. Nesta quarta-feira, Scheidt ganhará um descanso já que não estão programadas regatas da classe Laser.
Martine e Kahena entraram na água da Baía de Enoshima para o início da disputa da 49erFX. Elas não começaram bem e ficaram em 15º na primeira regata. Mas este resultado passou a ser descartado após as duas regatas seguintes. Elas chegaram em quinto na segunda disputa e venceram a terceira. A dupla soma seis pontos perdidos contra 2 das líderes, as britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey.
Quem também velejou pela primeira vez nesta edição dos Jogos Olímpicos foi Jorge Zarif, na classe Finn. O brasileiro chegou em 7º e 15º nas duas regatas do dia e fechou o dia na 13ª colocação, com 22 pontos perdidos. A liderança é do turco Alican Kaynar, que venceu as duas regatas e soma 2 pontos perdidos.
Com apenas uma das três regatas programadas para esta terça-feira, a classe 49er também deu seu pontapé inicial na competição olímpica. Os brasileiros Marco Grael e Gabriel Borges chegaram em oitavo.
A disputa da vela prossegue nesta quarta-feira dia 28. Para o Brasil, estão programadas as estreias de Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, na classe 470 feminina; Henrique Haddad e Bruno Bethlem, na 470 masculina; e Samuel Albretch e Gabriela Nicolino, na Nacra 17. Também vão entrar na água Marco Grael e Gabriel Borges, na 49er, Jorge Zarif, na Finn, Martine e Kahena, na 49erFX, e Patricia Freitas, na RS:X feminina.
*Por Comitê Olímpico do Brasil (COB)