Olímpiadas: Brasil tem três atletas classificados para as finais
Pelo torneio olímpico de ginástica artística, três atletas brasileiros garantiram a participação na disputa por medalhas. Já no coletivo, a seleção não ficou entre os oito times finalistas e está desclassificado.
Arthur Zanetti terminou na quinta posição das argolas, com 14,900 pontos, e vai brigar por uma inédita terceira medalha olímpica no aparelho.
Caio Souza avançou para duas decisões: a do salto, onde foi o sétimo colocado com média de 14,700 pontos, e no individual geral, onde foi o 18º colocado com 84,298 pontos e avançou na disputa com a 14ª marca por haver um limite de dois ginastas por país na final.
O último atleta classificado para a final foi Diogo Soares, também no individual geral, onde ficou na 36ª posição, com 81,332 pontos, e avançou por conta do limite de dois atletas por país nas finais.
Por equipes, o Brasil ficou na nona posição, apenas 0,229 pontos atrás da Ucrânia, última classificada para a final.
O Japão foi o líder da classificatória, seguido de perto de China e o Comitê Olímpico Russo. Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Suíça e Ucrânia completaram os classificados para a final.
O páreo pelo título de ginasta mais completo dos Jogos vai ser na quarta-feira, às 7h15 (de Brasília). Tanto a decisão das argolas como a do salto estão programadas para o dia 2 de agosto, a partir das 5h.
Eliminados
Outros atletas brasileiros da modalidade acabaram ficando pelo caminho. Atual campeão mundial da barra fixa, Arthur Nory cometeu pequenas falhas de execução e marcou 14,133 pontos, ficando na 12ª posição geral.
Francisco Barretto, finalista da barra fixa na Rio 2016, também parou nas classificatórias.