Novo Mundial de Clubes da FIFA deve ser adiado
Tendo o Flamengo como único participante confirmado até agora, o novo Mundial de Clubes, ou Copa do Mundo de Clubes da FIFA, previsto para acontecer em 2021 na China foi adiado pela entidade máxima do futebol mundial. De acordo com a decisão divulgada nesta terça-feira (17), uma nova data será definida no calendário de 2022 ou 2023.
A mudança tem relação com a pandemia do novo coronavírus, mas também envolve questões financeiras e de entidades federativas continentais. A UEFA, por exemplo, argumenta que deveria receber uma quantia maior do dinheiro envolvido na competição ao invés da divisão igualitária que está sendo acertada. Os europeus também querem um número maior de representantes.
A Copa do Mundo de Clubes aconteceria entre 17 de junho a 04 de julho de 2021, com a participação de 24 times oriundos de todas as confederações de futebol, sendo oito da Europa e seis da América do Sul, o restante das demais entidades. A competição substituirá o atual Mundial de Clubes da FIFA, que conta com um representante de cada uma das sete confederações mais um time do país-sede.
A decisão será tomada na quinta-feira (19), durante uma videoconferência organizada pela FIFA que debaterá, entre outras pautas, os adiamentos da Copa América de 2020 e da Eurocopa de 2020, ambas remarcadas para 2021, além da situação de cada confederação por conta das paralisações dos jogos devido a pandemia do novo coronavírus.