destaques direitaEsportes

Médico do Costa Rica é afastado após racismo contra árbitro em jogo do Estadual

O Costa Rica Esporte Clube anunciou nessa quarta-feira (13), através de uma nota divulgada nas redes sociais, que afastou o médico do time de futebol masculino profissional envolvido em um caso de racismo praticado contra o árbitro Rosalino Francisco Sanca.

O episódio aconteceu no dia 03 desse mês, quando o Costa Rica enfrentava o Operário ainda pela fase de grupos do Campeonato Sul-mato-grossense, no Estádio Laertão, em Costa Rica.

No jogo, Sanca estava como o quarto árbitro e solicitou que um homem sentado em uma cadeira em frente a área restrita, próxima à porta do vestiário da arbitragem, destinada apenas a pessoas autorizadas, saísse do local.

O pedido foi atendido, mas sob reclamações. O homem pegou a cadeira e deixou o local gesticulando com os braços. Logo, surge o médico do Costa Rica e passa a retrucar com o juiz e diz: “É confusão esse neguinho aí, ele é confusão”, se referindo ao Sanca.

A fala foi registrada por uma câmera, inclusive, o árbitro só soube da situação quando ouviu de testemunhas o que tinha acontecido e viu o vídeo. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de polícia no dia 12 de março.

O caso é investigado como “injuria qualificada pela raça, cor, etnia ou origem”, com base no Artigo 140, Parágrafo § 3º do CP. Em nota de repúdio, a diretoria do Costa Rica afirmou estar ciente da gravidade das acusações, que está tomando as providências cabíveis.

Médico do Costa Rica é afastado após racismo contra árbitro em jogo do Estadual

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) está aguardando o B.O. e a representação judicial do árbitro para dar seguimento ao processo no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que deve punir o médico.