Judoca da Argélia se recusa a lutar contra israelense e deixa a Tóquio 2020
A definição das chaves do judô nas Olimpíadas ainda rende repercussão em Tóquio. Nesta sexta-feira, o judoca argelino Fethi Nourine anunciou que decidiu abrir mão de sua participação depois de o sorteio indicar um possível confronto contra o israelense Tohar Butbul, pela segunda fase da categoria até 73kg.
O técnico de Nourine, Amar Ben Yekhlef, confirmou a decisão, tomada em conjunto com o judoca argelino. Segundo ele, a Argélia se recusa a normalizar as relações com Israel.
– Nós não tivemos sorte com o sorteio. O judoca Fethi Nourine caiu frente a um adversário israelense e esse é o motivo de sua desistência da competição. Tomamos a decisão certa.
Episódio recorrente
Esta não é a primeira vez que Nourine abre mão de uma competição para evitar o confronto com Tohar Butbul. Em 2019, ele optou por deixar o campeonato mundial de judô ao tomar conhecimento de um embate contra o israelense.
Localizada no norte da África, a Argélia é um país árabe, onde o governo não reconhece o estado de Israel, assim como outros países de maioria islâmica. Um caso semelhante aconteceu nas Olimpíadas da Rio 2016, quando o judoca egípcio Islam El Shehaby se recusou a cumprimentar o israelense Or Sasson após um combate.
*Por Globoesporte