Jorge Sampaoli vai treinar o Atlético Mineiro
O badalado treinador Jorge Sampaoli acertou com o Atlético-MG neste domingo (1°). O argentino vai comandar o Galo já contra o Cruzeiro, no próximo sábado, às 19h (de Brasília), no Mineirão, válido pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.
Ele substituiu outro treinador estrangeiro do clube, o venezuelano Rafael Dudamel, demitido nos últimos dias em decorrência da precoce eliminação na segunda fase da Copa do Brasil para o Afogados, time do Pernambuco.
O contrato será assinado até a terça-feira (03). Sampaoli receberá um salário mensal de R$ 1 milhão. Para cobrir o custo o Atlético-MG terá apoio de conselheiros e empresas, entre elas a construtora MRV Engenharia.
O treinador argentino está atuando no futebol brasileiro desde o início da temporada de 2019, quando assumiu o Santos e foi vice-campeão Brasileiro. Ele pediu demissão no fim daquele ano após divergências com a diretoria santista.
De lá para cá esteve próximo de acertar com o Palmeiras, mas o salário alto e outros pedidos do técnico não foram aceitos pelo clube. O próprio Atlético Mineiro também tentou contratar o veterano, mas não chegou a um acordo.
Jogador de equipes amadoras na Argentina, ele estreou como técnico do Alazan, equipe de pouco destaque no país vizinho e ganhou visibilidade treinando o Universidad de Chile, onde venceu o Campeonato Chileno, em duas oportunidades, e a Copa Sul-Americana.
Foi treinador da seleção chilena na conquista da Copa América de 2015 e quase surpreendeu o Brasil, nas oitavas de final, da Copa do Mundo de 2014, em pleno Mineirão.
Em 2016 dirigiu o Sevilla, da Espanha, classificando o time para a Liga dos Campeões. Em 2017 tornou-se técnico da seleção argentina, levando os hermanos para a Copa da Rússia, em 2018, mas não fez uma boa campanha e acabou demitido.