destaques direitaEsportes

Grêmio tem vitória importante e deixa a zona de rebaixamento

O Grêmio precisou dos pés de Pepê (e da mão de Renato Gaúcho) para vencer o Fortaleza. O meia-atacante entrou no segundo tempo, tirou do goleiro Felipe Alves aos 44 minutos do segundo tempo e deu a vitória ao Tricolor Gaúcho. Um gol determinante para tirar o time da zona de rebaixamento nesta rodada.

Se não foi um jogo de muitas chances claras – cada equipe concluiu apenas duas vezes no gol -, coube à insistência de Renato o triunfo gaúcho. Com 65% de posse bola, o Imortal contou ainda com a expulsão de Osvaldo para pressionar e, com um lançamento preciso de Jean Pyerre, chegar ao gol. Agora, mesmo com a rodada inacabada, o Tricolor Gaúcho vai para o confronto contra o Botafogo fora do Z-4. Já o Tricolor de Aço para nos sete pontos e torce contra Fluminense e CSA para não ingressar.

Primeiro tempo

Após 21 minutos de pouca produção de parte a parte, Thaciano concluiu de cabeça um cruzamento da esquerda de Alisson. Foi a primeira chance gremista. O Leão chegou no minuto seguinte, em chute cruzado de Juninho que foi para fora. Aos 32, Vizeu fez o papel de armador e colocou na área, mas Thaciano chegou atrasado. No minuto seguinte, o próprio Vizeu recebeu fora da área, no lado direito, girou e bateu de perna esquerda. Aos 39, Thaciano bateu no meio do gol e o goleiro Felipe defendeu com uma espécie de “manchete” de vôlei. No mais, muitos cruzamentos na área e nenhuma conclusão em gol.

Segundo tempo

A primeira chance de gol foi aos 15 minutos, e não podemos dizer que foi construída. Jean Pyerre cruzou de perna direita do lado esquerdo, Tardelli não alcançou e abola saiu à esquerda do gol de Felipe com perigo. Aos 20, o Grêmio tabelou, Tardelli deixou de calcanhar para Alisson, mas Quintero travou e mandou para escanteio. Na cobrança, Geromel cabeceou e Felipe Alves salvou o Fortaleza. Na sequência, Pepê ainda bateu cruzado, para fora, encerrando a blitz tricolor sem gol. Aos 29, Rodriguez cabeceou sozinho e mandou por cima do gol. Aos 32, Jean Pyerre chutou sem direção. Aos 37, Pepê furou em um voeio e a bola sobrou para Leonardo, que bateu rasteiro para a defesa do goleiro do Fortaleza. Aos 40, Patrick bateu de canhota e Felipe mandou para escanteio. O gol saiu aos 44: Jean Pyerre achou Pepê, que tocou na saída de Felipe.

Como fica a tabela

O Grêmio deixa a zona de rebaixamento e, com oito pontos, vai à 13ª colocação. Pode perder até três, com o restante da rodada, mas não volta ao Z-4. Já o Fortaleza, com sete, cai para o 16º lugar e torce contra Fluminense e CSA para não entrar na zona da degola.

Próximos confrontos

O Grêmio viaja para o Rio de Janeiro na próxima quarta-feira, pois enfrenta o Botafogo, às 19h15, no Estádio Nilton Santos. Às 21h da mesma noite, o Fortaleza recebe o Cruzeiro no Castelão.

Briga na arquibancada

O jogo foi interrompido brevemente no minuto 43 do primeiro tempo. Uma confusão nas arquibancadas iniciou após um torcedor lançar um rojão em direção à torcida do Fortaleza. Os próprios gremistas identificaram o autor e informaram à polícia militar, que retirou o vândalo antes que um confronto se iniciasse. A partida reiniciou aos 45 minutos, e o árbitro acrescentou três minutos à etapa – dois apenas pela briga.

Expulsão pelo VAR

O jogo teve dois cartões vermelhos. No primeiro tempo, o auxiliar de Rogério Ceni, Charles Hembert, foi expulso aos 23 minutos do primeiro tempo. Ele discutiu com Renato Gaúcho quando estava fora da área técnica e teve a atenção chamada pelo 4º árbitro. O árbitro principal viu e colocou-o para fora.

No segundo, o árbitro de vídeo auxiliou Savio Pereira Sampaio a aplicar o vermelho ao atacante Osvaldo. Ele havia aplicado o amarelo por falta em Léo Moura. Porém, no vídeo, observou um pisão no tornozelo do lateral gremista e revisou a marcação, expulsando o atacante do Leão.

Vitória 100 de Renato

Em sua terceira passagem pelo Grêmio, Renato Portaluppi alcançou a 100ª vitória. Foi a 17ª nesta temporada, em que o Tricolor ganhou o Campeonato Gaúcho. Nas demais, títulos da Libertadores, da Recopa e da Copa do Brasil.

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, no Alfredo Jaconi
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, no Alfredo Jaconi (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Fonte: Globoesporte

Deixe um comentário