Esportes

Fórmula 1 cria o GP de São Paulo em Interlagos

Até a temporada de 2025, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 será realizado no Autódromo José Carlos Pace, popularmente chamado de Circuíto de Interlagos, em São Paulo (SP). A confirmação partiu da Liberty Media, empresa que controla a F1.

Conforme consta, o nome da prova mudará para Grande Prêmio de São Paulo com previsão de estreia para 14 de novembro de 2021. O calendário completo da próxima temporada ainda precisa ser homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Devido ao encurtamento do campeonato deste ano por conta da pandemia do novo coronavírus, o Brasil ficou sem receber a corrida, com isso, o último GP do Brasil aconteceu em 2019.

Interlagos passou por uma série de reformas desde 2013 até este ano. Os prédios dos boxes e torre de controle foram reconstruídos, e o paddock foi ampliado para acomodar melhor as equipes e pilotos.

São Paulo tinha contrato com a F1 apenas até este ano, com a brecha, o Rio de Janeiro fez uma investida para sediar o GP do Brasil a partir de 2021. No entanto, a falta de uma licença ambiental para a construção de um autódromo numa área cedida pelo exército no bairro de Deodoro impediu o começo das obras e a F1 fechou com São Paulo.

Outra mudança diz respeito a administração promocional do GP de São Paulo. A Brasil Motorsport, empresa de entidades de investimento controladas pela Mubadala, companhia global de investimentos de Abu Dhabi, será a responsável pela promoção da prova. A Mubadala nomeou o ex-velejador olímpico e atualmente executivo Alan Adler para comandar a promoção do GP de São Paulo.

“Temos o prazer de anunciar que a cidade de São Paulo continuará a sediar o Grande Prêmio do Brasil até 2025 e esperamos trabalhar com nosso novo promotor nos próximos anos. O Brasil é um mercado muito importante para a Fórmula 1, com fãs dedicados e uma longa história no esporte. A corrida no Brasil sempre foi um destaque para nossos fãs, pilotos e nossos parceiros e estamos ansiosos para proporcionar aos fãs da Fórmula 1 uma corrida emocionante em Interlagos em 2021 e nos próximos cinco anos”, disse Chase Carey, CEO da F1.

Imagem aérea do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos — Foto: Reprodução/FOM
Imagem aérea do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos — Foto: Reprodução/FOM
Uma pista histórica

O Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo é o sétimo que mais corridas de Fórmula 1 já recebeu, por 37 vezes. Apenas Monza, Monte Carlo, Silverstone, Spa-Francorchamps, Nürburgring e Montreal tiveram mais grandes prêmios na história.

A primeira edição do Grande Prêmio do Brasil, em 1972, ainda não contou pontos para o campeonato e foi um evento-teste. Mas, a partir de 1973, o país recebeu ininterruptamente provas válidas pelo Mundial.

De 1973 a 1977, o GP foi disputado em Interlagos. Em 1978, a prova foi para o Rio de Janeiro, mas voltou a São Paulo em 1979 e 1980. De 1981 a 1989, o Rio foi o palco da etapa brasileira, mas, desde 1990, Interlagos sediava a prova.

A partir de 2004, o GP do Brasil passou para a parte final do calendário e por seis vezes decidiu o título de pilotos: 2005 (Fernando Alonso), 2006 (Fernando Alonso), 2007 (Kimi Raikkonen), 2008 (Lewis Hamilton), 2009 (Jenson Button) e 2012 (Sebastian Vettel).

Deixe um comentário